Regulamento da Horta Comunitária de Silves entrou em vigor a 22 de julho

13:26 - 26/07/2016 SILVES
No passado dia 22 de julho de 2016, foi publicado em Diário da República (com o n.º 714/2016, 2.ª série, n.º 139, de 21 de julho de 2016) o regulamento que permitirá ao Município de Silves implementar a “Horta Comunitária de Silves”,

espaço destinado à prática da horticultura de vocação eminentemente social e educativa, que permitirá aos munícipes que não dispõem de terrenos próprios poderem cultivar produtos hortícolas nos solos disponibilizados pela autarquia, garantindo este projeto a possibilidade de um complemento aos orçamentos dos Agregados Familiares.

Este projeto permite, ainda, a requalificação dos espaços da propriedade municipal, através da promoção da eco sustentabilidade, já que serão impulsionadas as práticas agrícolas com redução de resíduos e de impactos ambientais, favorecendo a adoção de hábitos de consumo e de vida mais saudáveis, sensibilizando os aderentes para as boas práticas agrícolas, o incentivo à produção biológica local e o estímulo à promoção ambiental, mediante a preservação e conhecimento da natureza.

Integrado num conjunto de medidas de intervenção social delineadas pelo executivo municipal permanente, o projeto “Horta Comunitária de Silves”, tem o condão de fomentar o trabalho e convívio comunitário, bem como o contacto da comunidade local com a natureza.

A Horta Comunitária de Silves será implementada num terreno localizado em área do aglomerado urbano da cidade de Silves, estando a Câmara Municipal de Silves a desenvolver os trâmites necessários para o inicio deste projeto o mais brevemente possível.

Brevemente será divulgado o período de candidaturas, com indicação das datas para apresentação das mesmas com vista à atribuição de um talhão para utilização individual, destinado à prática da horticultura ou atividade agrícola de subsistência. De referir ainda que este projeto dá especial enfoque à utilização de técnicas de cultivo de produtos biológicos.

Para mais informações, o regulamento encontra-se disponível aqui.

 

Por CM Silves