ENTREGA DA PETIÇÃO “MORALIZAR A UTILIZAÇÃO DE DINHEIROS PÚBLICOS. PÔR FIM AOS PRIVILÉGIOS DO ENSINO PRIVADO. EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA” DO DISTRITO DE FARO NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

17:41 - 09/07/2014 POLÍTICA
O Sindicato de Professores da Zona Sul (SPZS), membro da Federação Nacional dos Professores (FENPROF) entregará através do Secretário-Geral da FENPROF, Mário Nogueira, do Presidente do SPZS, Manuel Nobre, e da Coordenadora do SPZS do distrito de Faro, Ana Simões, no próximo dia 15 de julho, às 17h, na Assembleia da República, a petição “Moralizar a utilização de dinheiros públicos. Pôr fim aos privilégios do ensino privado. Em defesa da Escola Pública”, com 4725 assinaturas, e relativa ao distri

Esta ação, inserida numa iniciativa da FENPROF, pretende levar a cabo um debate em sessão plenária sobre o financiamento do Governo a colégios particulares em zonas onde a oferta pública existe e é de qualidade.

No caso do distrito de Faro, o SPZS denuncia igualmente o apoio aos estabelecimentos de ensino particular e cooperativo, em detrimento da rede de escolas públicas, com maior incidência nos estabelecimentos de Educação Pré-Escolar. O SPZS considera escandaloso que no concelho de Faro existam 9 estabelecimentos de ensino particular e cooperativo (legalmente reconhecidos pelo MEC) e 16 instituições particulares de solidariedade social, subsidiadas com dinheiros públicos, enquanto a rede pública de Educação Pré-Escolar é constituída por apenas 5 estabelecimentos.

Na cidade de Faro (capital do distrito) existe apenas 1 edifício que comporta 3 salas de Jardim de Infância, num total de 75 crianças, com idades entre os 5 os 6 anos. A lista de espera de entrada neste Jardim de Infância, para as crianças com idades compreendidas entre os 3 e 6 anos, é, há muitos anos, bastante elevada. 

Assim, os signatários exigem que no distrito de Faro seja garantida a frequência à Educação Pré-Escolar a todas as crianças dos 3 aos 6 anos de idade, a qual só é possível, em igualdade de oportunidades, com a existência de jardins-de-infância e escolas públicas, onde as condições de ensino-aprendizagem, de funcionamento e de segurança sejam de qualidade para todos os alunos e os profissionais da Educação.

                                                          

 

Por  Direção do Sindicato de Professores da Zona Sul