O português Rafael Reis alcançou hoje o 15.º lugar no Campeonato da Europa de Contrarrelógio, disputado em Nyon, Suíça, com vitória do helvético Stefan Küng.
O corredor natural de Palmela teve um desempenho de bom nível, completando os 26,9 quilómetros do percurso em 35m33s, mais 1m38s do que o suíço Stefan Küng, corredor já contratado pela WorldTour BMC para a próxima temporada, que gastou 33m55s. O segundo classificado foi o italiano Davide Martinelli, a 24 segundos, e o terceiro lugar coube ao russo Alexander Evtushenko, a 46 segundos.
Rafael Reis perdeu menos de um minuto para o pódio e apenas 17 segundos face ao décimo posto. Este resultado aconteceu apesar de o português ter sido penalizado em 8 segundos, alegadamente por ter aproveitado a roda do segundo classificado, que dobrou o ciclista luso. “Considero que a penalização foi injusta, uma vez que ele pouco tempo passou atrás do adversário e mudou a trajetória mal o comissário apitou”, afirma o selecionador nacional, José Poeira.
O técnico gostou do desempenho de Rafael Reis. “Tecnicamente esteve irrepreensível, fisicamente ainda faltou um pouco para estar ao nível do potencial que tem, mas aproximou-se muito do que poderá vir a fazer de futuro. É evidente que acabou penalizado por ter poucos quilómetros de contrarrelógio nas pernas este ano, mas entendo que esteve bem, até porque a diferença que o separa da entrada no patamar dos dez melhores da Europa é muito escassa”, explica José Poeira.
A Seleção Nacional/Liberty Seguros esteve ainda representada na prova desta sexta-feira por Rúben Guerreiro, que foi o 43.º, a 3m34s do campeão europeu.
Amanhã iniciam-se as provas de fundo do Campeonato da Europa. Daniela Reis é a primeira lusa a competir, alinhando na corrida de sub-23 femininas, que terá 129,6 quilómetros e que começa às 7h30. Ainda amanhã, com igual quilometragem e tiro de partida marcado para as 13h15, disputa-se a prova de fundo para juniores, na qual participam André Carvalho e João Pereira (EC Carlos Carvalho), Ivo Oliveira e Rui Oliveira (Bairrada), Tiago Antunes (CC José Maria Nicolau) e Venceslau Fernandes (EC Venceslau Fernandes).
Por: Federação Portuguesa de Ciclismo