O português Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte) ganhou hoje a primeira etapa do Troféu Joaquim Agostinho, uma tirada de 170,3 quilómetros, entre Manique do Intendente e Sobral de Monte Agraço. O galego Delio Fernández (OFM-Quinta da Lixa), terceiro na etapa, é o novo camisola amarela.
A viagem foi animada por uma fuga de nove corredores, iniciada ao quilómetro 22, mas foi apenas nos derradeiros 500 metros que tudo se decidiu. Aproveitando o facto de a meta coincidir com uma contagem de montanha de terceira categoria, Edgar Pinto arriscou e petiscou a vitória na etapa, que concluiu com 4h27m02s (média de 38,265 km/h). O segundo foi Jordi Simon (Team Ecuador), a 5 segundos, e o terceiro Delio Fernandez, também a 5 segundos.
“À entrada dos últimos 500 metros respondi ao ataque do homem da Team Ecuador, passei direto e venci a etapa. Vim para esta prova com intenção de perceber como me encontro. Hoje senti-me bem e agora vou tentar lutar pela camisola amarela e por preparar-me da melhor forma para a Volta a Portugal”, afirmou Edgar Pinto.
Para conseguir chegar ao topo da geral individual, Edgar Pinto terá de bater-se com Delio Fernandez, novo líder, e com o anterior comandante, Victor de La Parte (Efapel-Glassdrive), agora segundo classificado, a 3 segundos de Fernandez. Edgar Pinto é o terceiro, a 6 segundos.
“Viemos para esta corrida para disputar a vitória. Chegar já hoje ao comando não era um objetivo, mas sabíamos que era possível. Para as próximas etapas, queremos defender a liderança, mas sabemos que não será fácil. O percurso do Troféu Joaquim Agostinho torna muito complicada a tarefa de quem quer defender a camisola amarela. Vamos lutar até ao fim, sabendo já que, pela demonstração de hoje, o Edgar Pinto é o adversário mais perigoso”, afirmou Delio Fernandez, antes da investidura da Camisola Amarela Liberty Seguros.
Além do triunfo na etapa, Edgar Pinto conquistou o direito a envergar a camisola dos pontos. Alberto Gallego, recente contratação da Rádio Popular, é o líder dos trepadores, Rui Rodrigues (Anicolor) comanda as metas volantes e Bernardo Suaza (4-72 Colombia) é o melhor jovem. A liderança coletiva pertence à 4-72 Colombia.
Amanhã disputa-se a segunda etapa do Troféu Joaquim Agostinho, 147,5 quilómetros com início em Atouguia da Baleia e final no já icónico Circuito de Torres Vedras. A meta está instalada Rua António Leal de Ascenção, à sétima passagem dos corredores também terão de subir sete vezes a serra da vila. A partida será dada às 12h50, prevendo-se o final da etapa para as 16h14.
Antes, às 12h45, corre-se em Torres Vedras o Campeonato Nacional de Paraciclismo.
Classificação do Prólogo e Geral Individual
Classificações
1.ª Etapa: Manique do Intendente - Sobral de Monte Agraço, 170,3 km
1.º Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte), 4h27m02s
2.º Jordi Simon (Team Ecuador), a 5s
3.º Delio Fernandez (OFM-Quinta da Lixa), mt
4.º César Fonte (Rádio Popular), a 8s
5.º Victor de La Parte (Efapel-Glassdrive), a 10s
6.º Julien Loubet (GSC Blagnac Velo Sport 31), mt
7.º David Belda (Burgos BH), mt
8.º Frederico Figueiredo (Rádio Popular), mt
9.º Edson Calderón (4-72 Colombia), mt
10.º Sérgio Sousa (Efapel-Glassdrive), a 13s
Geral Individual
1.º Delio Fernandez (OFM-Quinta da Lixa), 4h36m34s
2.º Victor de La Parte (Efapel-Glassdrive), a 3s
3.º Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte9, a 6s
4.º Julien Loubet (GSC Blagnac Velo Sport 31), a 13s
5.º Sérgio Sousa (Efapel-Glassdrive), a 23s
6.º Edson Calderón (4-72 Colombia), a 30s
7.º César Fonte (Rádio Popular), a 37s
8.º Daniel Mestre (Banco BIC-Carmim), mt
9.º Bernardo Suaza (4-72 Colombia), mt
10.º Hernâni Broco (Louletano-Dunas Douradas), a 38s
Por: Federação Portuguesa de Ciclismo