Daniela Reis, André Carvalho e Rui Oliveira chegam no pelotão | Seleção Nacional/Liberty Seguros

22:00 - 12/07/2014 DESPORTO
Daniela Reis, na prova de fundo de sub-23, André Carvalho e Rui Oliveira, na prova de fundo para juniores, conseguiram hoje os melhores desempenhos portugueses no Campeonato da Europa de Estrada, que se disputa em Nyon, Suíça, até este domingo.

Daniela Reis foi a primeira a entrar em cena, terminando os 129,6 quilómetros da prova de sub-23 femininas no 34.º lugar, integrada no pelotão principal, que cortou o risco 41 segundos depois das três corredoras que, por esta ordem, preencheram o pódio: Sabrina Stultiens (Holanda), Elena Checchini (Itália) e Anabelle Dreville (França).

A ciclista portuguesa fugiu com as três corredoras que chegaram ao final destacadas, mas não conseguiu acompanhá-las até à meta. “A Daniela Reis esteve perto de conseguir um resultado histórico. Esteve sempre bem colocada, integrou a fuga certa, mas faltou-lhe resistência para aguentar o ritmo elevado da frente de corrida. Sobretudo, demonstrou potencial, dado tratar-se de uma corredora amadora, que trabalha e que só pode treinar depois de um dia inteiro de trabalho”, afirma o selecionador nacional, José Poeira.

Durante a tarde correu-se a prova de fundo de juniores, também com 129,6 quilómetros. O melhor português foi André Carvalho, no 35.º lugar, seguindo-se Rui Oliveira, na 39.ª posição. Ambos integraram o pelotão principal, que chegou ao fim da prova a 9 segundos do vencedor, o italiano Edoardo Affini. O segundo foi o belga Jordi Warlop, com o mesmo tempo do transalpino, e o terceiro o francês Pierre Idjouadiene, a 2 segundos.

Os outros lusos em prova foram Tiago Antunes, 58.º, a 37 segundos, João Pereira, 60.º, a 39 segundos, Ivo Oliveira e Venceslau Fernandes, que terminaram fora do controlo. “Num pelotão de 190 corredores em que se passava de estradas largas para vias estreitas, a colocação era importante, e os portugueses souberam estar bem colocados, no pelotão da dianteira. O André Carvalho ainda teve a ousadia de procurar escapar na fase final, mas a velocidade muito alta não deu hipóteses e no sprint os nossos ciclistas não conseguiram bater-se pelos melhores lugares”, admite José Poeira.

O Campeonato da Europa de Estrada termina neste domingo com a corrida de fundo para sub-23, que se inicia às 12h30 e terá 172,8 quilómetros. A Seleção Nacional/Liberty Seguros será composta por Carlos Ribeiro e Joaquim Silva (Anicolor), Leonel Coutinho e Rúben Guerreiro (Liberty Seguros/Feira/KTM), Rafael Reis (Banco BIC-Carmim) e Ricardo Ferreira (Rádio Popular).

 

Por: Federação Portuguesa de Ciclismo