«Algarve pelo Caleidoscópio» regressa com atuação do Coral Adágio

11:10 - 08/09/2016 SILVES
A 30 de setembro terá lugar mais uma sessão do “ALGARVE PELO CALEIDOSCÓPIO: ciclo de divulgação artística”. A atividade decorre como é habitual pelas 21h30, desta feita em S. Marcos da Serra nas instalações do Serrano Futebol Clube – Assoc. Desportiva e Cultural.

Esta será a 6.ª sessão do ciclo de divulgação artística destas tradições que fazem parte da História, vida e imaginário da região, que se iniciou em fevereiro e terminará em dezembro deste ano, estendendo-se às várias freguesias do concelho (à exceção de Silves e Armação de Pêra, que contam com uma programação regular durante todo o ano).

A aposta em música clássica com a Orquestra Clássica do Sul, em registos/versões muito pessoais de canções tradicionais por parte de músicos profissionais residentes na região como Juan Camacho León (guitarra clássica), Helena Madeira (harpa) e Ricardo Martins (guitarra portuguesa) e, simultaneamente, a participação de grupos musicais concelhios e grupos corais como o Grupo Coral Adágio (Portimão), o Grupo Coral de Ideias do Levante (Lagoa), o grupo Coral da Universidade do Algarve e de Lagos, faz com que músicos e público possam alargar horizontes estético-musicais, trocar experiências e (re)descobrir outras músicas, estilos, ritmos e posturas em placo, funcionando o ciclo como um tipo de formação informal, no fundo.

Por outro lado, este conjunto de sessões visa também, naturalmente e sobretudo, a descentralização cultural e dotar as freguesias de experiências culturais que vão ao encontro das suas curiosidades, fazendo uma transição harmoniosa do saber das populações locais para o conhecimento científico e/ou mais erudito acerca do Algarve, contrariando desta forma as tendências de um turismo massificado, assente na cultura global em detrimento das memórias e especificidades locais.

As sessões contarão também com tradução para inglês e o público terá a oportunidade de adquirir algumas das mais fascinantes obras sobre a cozinha típica algarvia.

A calendarização, convidados e locais das próximas sessões são os seguintes:

30 de setembro – Grupo Coral Adágio - Serrano Futebol Clube – Assoc. Desportiva e Cultural

14 de outubro – Orquestra Clássica do Sul – Igreja de Alcantarilha

11 de novembro - Grupo Coral Ideias do Levante - Edifício da Junta de União de Freguesia de Algoz

9 de dezembro – Grupo Coral de Lagos - Igreja de S. Bartolomeu de Messines

+ info: Sector de Cultura – tel: 282 440 856 e cultura@cm-silves.pt

 

SOBRE O CORAL ADÁGIO

O Grupo Coral Adágio nasceu em Portimão, em Setembro de 1989. Hoje, com cerca de 30 elementos, tem como diretor artístico o maestro António Alves Alferes Pereira.

O seu principal objetivo tem sido, desde sempre, a divulgação da música coral de qualidade, no seio de um público-alvo muito diversificado, das zonas urbanas às rurais, procurando, sempre que possível, dar resposta às solicitações de inúmeras entidades e organismos. Atua, frequentemente, a convite de pessoas individuais e coletivas, em diversos eventos de índole sociocultural.

Em 1995/1996, participou nas Entradas Régias e nas Festas Reais de D. João II, a convite da Comissão Nacional dos Descobrimentos Portugueses.

Na Páscoa de 1997, cantou, pela primeira vez, a missa “De Beata Virgine Maria” de Filipe de Magalhães, na Igreja Paroquial de Alvor.

Em 1998, deslocou-se aos Açores, tendo realizado concertos em Ponta Delgada e Vila Franca do Campo.

Em 1999, participou nas Comemorações do 75º Aniversário da Elevação de Portimão a Cidade, em colaboração com a Orquestra do Norte, dirigida pelo maestro Ferreira Lobo; atuou ainda no programa “Santa Casa”, a convite da RTP, e participou na gravação do CD “Os Melhores Coros Amadores – Região do Algarve”. Em 11 de Dezembro desse ano, na sessão solene do Dia da Cidade e na presença do Presidente da República, o Grupo foi agraciado com a medalha de mérito da cidade.

Em 2000, atuou no palácio ducal de Carpi (Itália), a convite do coral Savani.

Em 2002, participou no programa Feira Franca, da RDP; no XVI Festival Coral del Atlantico, em Espanha; nos Concertos de Natal (Faro e Portimão), em colaboração com a Orquestra do Algarve, regida pelo maestro Álvaro Cassuto; na gravação de um CD internacional – Músicas de Natal, em prol das crianças de Moçambique. Deslocou-se ainda à Holanda e à Alemanha, para participar num encontro internacional de coros.

Em 2003, volta a atuar com a Orquestra do Algarve, no Concerto da Páscoa, em Portimão.

Desde 1994, organiza anualmente o Encontro de Coros de Portimão, com o patrocínio da Câmara Municipal.

O repertório do Grupo Coral Adágio é muito variado, incluindo peças da Renascença à atualidade, da polifonia sacra aos espirituais negros, passando pela música popular portuguesa e de outros países.

 

SOBRE O MAESTRO ANTÓNIO ALVES ALFERES PEREIRA

Natural de Portimão, terminou o Curso Geral de Piano no Conservatório do Algarve e a Licenciatura em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa.

Completou o Mestrado em História Regional e Local (Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa), tendo defendido a sua tese sobre “A Sé de Faro - Homens e Acção Musical (1716/1738)”. Dedica-se há vários anos à direção coral. É professor de Educação Musical na Escola E.B. 2/3 D. Martinho de Castelo Branco, em Portimão e leciona ainda na Academia de Música desta cidade.

A sua formação inicial e contínua inclui vários cursos e estágios: Penafirme; Vaison-la-Romaine (França), com Hélène Guy; Évora, com Erwin Liszt e Josep Prats; Sines, com Anton de Beer; Curso de Análise e Técnicas de Composição, no Conservatório Calouste Gulbenkian (Aveiro), com o compositor Christopher Bochmann; Jornadas de Música Polifónica da Sé de Évora, sob a direcção de Jorge Matta, Francisco d’Orey, Francisco Serra, Fernando Eldoro e Peter Phillips; VIII Jornadas Internacionais de Música da Sé de Évora, com Rui Vieira Nery, entre outros.

Tem sido convidado a participar no Festival da Canção Infantil Chaminé d’Ouro, e a formar e a dirigir coros infantis e juvenis, em diversas iniciativas de âmbito cultural.

Em 1980, participa na criação do Grupo Coral de Portimão, tendo colaborado na sua direção artística até 1989. Em Setembro do mesmo ano, cria o Grupo Coral Adágio. Durante dois anos, assume a regência do Grupo Coral Amigos de Lagoa. Em 2004, forma o coro de câmara do Grupo Coral Adágio.

Na sua qualidade de diretor artístico do Grupo Coral Adágio, tem dinamizado os projetos anuais de trabalho e de divulgação cultural, realizando, simultaneamente, um trabalho pessoal de pesquisa, composição e harmonização.

 

Por CM Silves