No próximo dia 16 de Setembro, pelas 18:30 horas, a Biblioteca Municipal de Lagoa receberá a apresentação pública da mais recente obra da escritora Maria Helena do Carmo, «No Coração do Algarve», editada pela Arandis Editora.
Autora dos romances históricos publicados “Uma Aristocrata Portuguesa no Macau do Século XVII – Nhónha Catarina de Noronha”, “Mercadores do Ópio – Macau no tempo de Quianlong” e “A Ilha do Ouro, viagem de Emanuel Godinho de Herédia à Índia Meridional”, Maria Helena do Carmo apresenta-nos agora um verdadeiro guia turístico do concelho de Lagoa, apresentado na forma de um romance, que se torna histórico, pela abordagem que faz à verdadeira história de Lagoa. Em “No Coração do Algarve”, a autora convida-nos a conhecer os espaços de Lagoa, contando-nos a sua história, a que se juntam algumas histórias e curiosidades.
Nascida no Funchal, descendente de famílias algarvias, Maria Helena Santos Rodrigues do Carmo reside em Porches, no concelho de Lagoa. Começou a sua atividade profissional como locutora de Rádio em Goa, nos anos de 1960 e 1961. Daí partiu para Angola, onde esteve no Lobito e em Luanda, chegando ao cargo de Coordenadora de programas da Emissora Oficial de Angola, de 1967 a 1970. Licenciada em História e Mestre em Língua e Cultura Portuguesa – Variante História, na Universidade de Macau, é autora da tese “Os Interesses dos Portugueses em Macau na primeira metade do Século XVIII”. Foi professora do Ensino Secundário de História e de Português em África, Portugal e Macau, sendo atualmente professora na Academia Cultural Sénior de Lagoa.
Por: N.C.I.