Alte na luta pelo título. Loulé em busca da promoção à 3.ª Divisão Nacional

11:23 - 20/09/2016 DESPORTO
XADRÊZ | Campeonato Distrital por Equipas

No passado sábado, dia 17 de setembro, realizaram-se dois encontros para o Campeonato Distrital por Equipas e o dia foi marcado pelo equilíbrio entre as equipas que jogam para o título e as que lutam pela subida à 3.ª Divisão Nacional.

No Ginásio Clube de Faro, a prova começou intensa, com embates entre equipas com os mesmos objetivos, e a primeira jornada terminou só com empates.

Na luta pelo título, Alte jogou contra Faro e apesar de Faro ter inaugurado o marcador no quarto tabuleiro com vitória de Konstantin Goetzen sobre Amarildo Lima, a igualdade surgiu pouco depois com a vitória de Luís Botelho sobre André Dionísio no primeiro.

As outras duas partidas foram mais prolongadas, tendo Tiago Pinho sucumbido à pressão do tempo frente a Hélio Pena, falhando um lance intermédio que lhe custou uma Torre e com ela a partida.

Com 2-1 para os de Faro, Vítor Leal superiorizou-se tecnicamente a Gunter Dietze num final de Bispo e 2+3 peões contra Cavalo e 1+4 peões, obrigando à partilha de pontos entre as duas equipas. 

Na luta pela promoção, Loulé, na sua estreia em competições oficiais, defrontou a AXAL. Com pouco mais de duas semanas de vida, o Loulé ++ Clube de Xadrez das Torres do al-Gharb alinhou o seu quatro com Javier Jesus Reyes, Oliver Jurado Perez (ambos de Ayamonte), André Simões (ex-Albufeira) e Tomás Mendes (estreante louletano).

As Torres do al-Andalus pontuaram nas primeiras mesas, com Javier Reyes a superiorizar-se a Ricardo Duarte, e Oliver Perez a empatar com a holandesa Ada Giessen. No terceiro tabuleiro, um golpe táctico surpreendente de Fábio Gonçalves virou completamente a partida contra André Simões, passando o farense de uma posição desesperada para uma vencedora. Com o marcador a assinalar 1,5-1,5, o último resultado era decisivo e aí o louletano sub-16 Tomás Mendes, na sua primeira presença num torneio oficial, conseguiu garantir, frente a Marcos Dias, o meio ponto que deixou vivas as aspirações da equipa. 

Durante a tarde, Alte conseguiu bater a AXAL pela margem máxima de 4-0, e Faro venceu Loulé por 3,5-0,5. Neste encontro, a formação louletana substituiu, no quarto tabuleiro, Tomás Mendes por Nina Muschketat, também ela em estreia absoluta, e que frente a Konstantin Goetzen, um xadrezista bastante experiente do circuito algarvio, deu boa réplica e deixou excelentes indicações para o futuro.

Os melhores tabuleiros da prova até ao momento, com duas vitórias em duas partidas, são Luís Botelho (Alte, mesa 1), Hélio Pena (Faro, mesa 2), Vítor Leal (Alte, mesa 3) e Konstantin Goetze (Faro, mesa 4).

No próximo sábado (24 de setembro) joga-se a última jornada do Campeonato Distrital por Equipas, e no domingo (25 de setembro), no âmbito do Faro Activo, a AXAL, em parceria com a Câmara Municipal de Faro, organizará um torneio jovem no Parque de Lazer das Figuras.

 

Por Torres de Loulé