A Extensão de Saúde de Vaqueiros, no concelho de Alcoutim, foi encerrada logo após as eleições autárquicas de setembro de 2013, sem que os órgãos autárquicos do concelho de Alcoutim fossem consultados antecipadamente ou sequer informados desta decisão do anterior Governo PSD/CDS.
Os utentes desta extensão de saúde, maioritariamente idosos e com baixos rendimentos, passaram a ter de se deslocar a Martim Longo, apesar de diversos núcleos habitacionais da freguesia de Vaqueiros, dispersos numa área de 146 km2, se encontrarem a mais de 30 km dessa localidade (num território de orografia bastante acidentada em plena Serra do Caldeirão). Acresce ainda que não há transportes públicos entre a povoação de Vaqueiros e Martim Longo, muito menos entre as mais de três dezenas de povoações da freguesia de Vaqueiros e Martim Longo.
Em abril de 2014, o Grupo Parlamentar do PCP questionou o anterior Governo (pergunta n.º 1478/XII/3.ª) sobre a reabertura da Extensão de Saúde de Vaqueiros. Na sua resposta, o anterior Governo informou que havia sido criado um Grupo de Trabalho, que incluía autarcas dos concelhos de Alcoutim e Castro Marim, “com o objetivo de aferir da possibilidade de, conjuntamente, se construírem soluções que garantam o melhor acesso aos melhores cuidados de saúde primários por parte das populações”.
Nesse Grupo de Trabalho, a autarquia de Alcoutim apresentou soluções concretas para a reabertura da extensão de saúde de Vaqueiros, não tendo recebido, do anterior Governo PSD/CDS qualquer resposta.
Entende o PCP que os cidadãos do interior do país – e, em particular, do interior serrano algarvio – têm direito a cuidados de saúde primários de proximidade e de qualidade, defendendo a reabertura da Extensão de Saúde de Vaqueiros, assim como de outras extensões de saúde do interior, encerradas com base em critérios meramente economicistas, por anteriores governos.
Assim, o Grupo Parlamentar do PCP questionou o Ministro da Saúde sobre as intenções do Governo relativamente à reabertura da Extensão de Saúde de Vaqueiros.
Por: Grupo Parlamentar do PCP