Semana Mundial do Aleitamento Materno

09:16 - 02/10/2016 PORTIMÃO
Inauguração da exposição fotográfica está marcada para o dia 4 de outubro pelas 11H00

No âmbito da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), que se assinala entre 3 e 9 de Outubro, o Departamento da Mulher, Criança e Adolescente da unidade de Portimão promove uma exposição fotográfica alusiva à temática da Amamentação. As fotografias podem ser vistas a partir de 4 de outubro no hall do 2º piso.

Realizada e oferecida por três fotógrafos profissionais, com estúdios na cidade de Portimão, a exposição tem como objetivo sensibilizar a população para a importância do aleitamento materno, captando através da arte fotográfica a cumplicidade entre as mães e os bebés no momento da amamentação.

Acreditada desde 2008 por duas entidades internacionais - UNICEF e OMS - como «Hospital Amigo dos Bebés», a Unidade Hospitalar de Portimão do CHAlgarve voltou a ver revalidada, pela terceira vez consecutiva, a Acreditação emitida por estes dois organismos graças ao trabalho contínuo na promoção, proteção e apoio ao Aleitamento Materno. Relembramos que esta unidade foi a 3ª a nível nacional a receber esta distinção.

 

SMAM 2016 – “Amamentação: Uma chave para o Desenvolvimento Sustentável”

As comemorações mundiais deste ano têm como principal finalidade destacar a importância do Aleitamento Materno e a sua contribuição para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável bem como destacar os progressos levados a cabo neste sentido. Estas iniciativas pretendem também alertar para a importância de intensificar as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno como fundamentais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.

É também objetivo da campanha mundial estimular o interesse dos jovens de ambos os sexos para a relevância do aleitamento materno no mundo de hoje.

 

Objetivos de Desenvolvimento do Milénio:

Em Setembro de 2000, os 189 estados membros das Nações Unidas assinaram a “Declaração do Milénio”, na qual eram definidos compromissos e metas que cumpridos até ao prazo estipulado (2015), deverão contribuir para a melhoria do destino da Humanidade. De entre os 8 objetivos de Desenvolvimento definidos, importam destacar, no âmbito da saúde materno-infantil, os pontos 4 e 5, nomeadamente, a redução da mortalidade infantil e a melhoria da saúde materna.

 

Por: CHAlgarve