Gustavo Fernandes e Ricardo Miguel

18:44 - 01/10/2016 OPINIÃO
por Luís José Pinguinha | Vice-presidente do Louletano | FUTEBOL | Acompanhando as jovens promessas do Louletano

Um relógio suíço chamado Gustavo

 

Nome: Gustavo Gonçalves Fernandes

Ano nascimento: 2006 (3 de março)

Gustavo é daqueles jogadores que se aprende a gostar. É um miúdo que, ao longo de um jogo, vai, aos poucos, com o seu futebol simples, dando nas vistas, cativando-nos até ficarmos rendidos ao seu valor.

Jogando a central ou no meio do terreno ou, até, numa ala, Gustavo está sempre no sítio certo, impressionando pela forma como ocupa os espaços, quase como se já Iniciado fosse.

Com toda a naturalidade do mundo, não necessita que o treinador o comande como se comanda um jogador na playstation.

Na verdade, antes que o treinador lhe peça para recuar mais no terreno, Gustavo já lá está; antes que o treinador lhe peça para se adiantar mais no terreno, Gustavo já lá está.

Com este entendimento que denota dos aspetos táticos do futebol até chega a transmitir a ideia de que adivinha os lances. Daí, porque reage primeiro, conseguir ganhar lances a jogadores mais rápidos, recuperando muitas vezes a bola e fazendo fluir imediatamente o jogo.

Se acrescentarmos as estes predicados uma boa capacidade de receção da bola, geralmente até direcionada, e uma boa qualidade de passe, quer colocando a bola no sítio pretendido quer no timing certo, compreender-se-á porque Gustavo é daquele tipo de jogador que todos os treinadores adoram ter nas suas equipas.

Em suma, Gustavo, que tem evoluído sustentadamente, evidencia hoje, com 10 anos de idade, um enorme potencial para ser um embaixador do futebol simples e eficaz.

“Jogar futebol é muito simples, mas jogar um futebol simples é a parte mais difícil do jogo.” (Johan Cruyff)

 

 

 

Ricardo Mil-Homens, o imponente

 

Nome: Ricardo Miguel Mil-Homens

Ano nascimento: 1999 (15 de abril)

 

Ricardo Mil-Homens, 1º ano de Júnior, a entrar na sua 10ª época como jogador federado (sempre no Louletano), está à beira de completar o doutoramento em futebol. Atleticamente pujante, fortíssimo nos lances de corpo a corpo, mais rápido do que parece, com apurado sentido posicional e imperial no jogo aéreo, Mil, como é carinhosamente tratado pelos amigos, é um central muito difícil de ultrapassar.

Para além disso, integra-se bem no processo ofensivo, podendo até alinhar no meio-campo já que não se intimida por jogar com pressão à retaguarda. Não tendo problemas em jogar curto, de pé para pé, é sobretudo pelas diagonais longas que Ricardo Mil-Homens é sobejamente conhecido.

Passes de 60 e mais metros com uma precisão de fazer inveja ao melhor dos snipers, mudando o jogo e surpreendendo o adversário é uma das imagens de marca de Mil; como também o é o seu poderoso pontapé, permitindo-lhe marcar muitos golos de lances de bola parada e através de remates de média/longa distância, como o faz, também, de cabeça.

Concluindo, Mil, um dos inúmeros bons trunfos da atual equipa de Juniores do Louletano, The Golden Team, pode, sem qualquer receio, fazer o teste do algodão, já que tanto valor não engana.