De acordo com notícias vindas a público, o Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce da Infeção VIH/SIDA de Faro, único na região algarvia, deixou de fazer o teste de despiste à infeção há mais de duas semanas. No local, estaria apenas uma enfermeira para encaminhar os utentes para os centros de saúde.
A maioria dos testes de despiste da infeção VIH/SIDA – cerca de 70% – é feito na rede nacional de Centros de Aconselhamento e Deteção Precoce. Nos centros de saúde estes testes também podem ser feitos, mas devem ser pedidos por um profissional de saúde.
O Algarve é, a seguir à área metropolitana de Lisboa, a região do país com maior taxa de incidência da infeção VIH/SIDA.
Assim, o Grupo Parlamentar do PCP questionou o Ministro da Saúde (pergunta em anexo) sobre a justificação para esta situação, sabendo-se que o Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce é o único da região e que, a seguir à área metropolitana de Lisboa, o Algarve é a região do país com maior taxa de incidência da infeção VIH/SIDA. O Grupo Parlamentar do PCP perguntou ainda ao Ministro da Saúde quando recomeçará o Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce de Faro a funcionar normalmente e que medidas serão tomadas para garantir que a situação agora verificada não se repetirá.
Por GP PCP