Apelido - FARIA

12:19 - 09/10/2016 OPINIƃO
GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

Faria é povoado de Barcelos e é natural que o topónimo já existisse nos tempos Romanos.

O 1º do apelido de que há notícia, João de Faria, vivia em 1134. Godinho de Faria, Arcebispo de Braga (1175-?) foi seu filho (http://www.soveral.info/mas/Ferreira.htm).

Felgueiras Gaio, 1678 inicia a genealogia da família em Nuno Gonçalves Ferreira, que adotou o apelido de Faria pelo do Castelo de que era Alcaide (1363-72). Era filho de Gonçalo Ferreira, neto de Martim Pires “Miranci”, bisneto de Pedro Gonçalves Ferreira, trineto de Gonçalo Pires Ferreira, por sua vez filho de Pedro Ferreira e de Maria Vasques (ver artigo sobre Ferreira na “Voz de Loulé” anterior). O Alcaide de Faria foi protagonista do célebre episódio originalmente narrado por Fernão Lopes e imortalizado por Alexandre Herculano nas “Lendas e Narrativas”, 1851. Foi casado com Teresa de Meira (filha de Paio de Meira e de Leonor Rodrigues de Vasconcelos).

Lourenço Gonçalves de Faria, filho de Nuno e de Teresa, será o progenitor dos “Faria” do Algarve. Foi pai de Estêvão, Vasco, Gomes e Aires.

Este Estêvão Lourenço de Faria seria pai de Lopo Esteves de Faria, dos notáveis de Loulé e Silves que acompanharam Nuno Álvares Pereira. D. João I doou-lhe casa e herdades em Faro (1426). O cavaleiro Rui Lopes de Faria, filho do anterior, foi proprietário em Loulé, onde faleceu <1458/6/27.

Vasco Lourenço de Faria, irmão de Estêvão Lourenço, foi pai de João Vasques de Faria, escrivão da Chancelaria da Comarca e Correição do Algarve e faleceu >1456/11/6 (M. F. Botão, 2009).

Será descendente dos anteriores Lourenço de Faria, escrivão de Loulé em 1523 (Actas de Vereação). Pode ser o mesmo Lourenço Palermo de Faria de Castanheda (filho de Gregório Palermo de Castanheda), casado com Brásia ou Branca de Faria, filha de Rui Gomes de Faria e de Catarina Nunes Falcão, casados em Tavira (c. 1500). Este último foi Feitor da Casa da India e D. João III (1521-57), alcançando-o em contas, lhe arrematou toda a sua fazenda (http://gw.geneanet.org/jcabec?).