«FESTIVAL DE TEATRO 2º ACTO» REÚNE GRUPOS DO CONCELHO DE SILVES E GRUPO LAMA

11:31 - 10/10/2016 SILVES
Vários grupos de Teatro Sénior e o Grupo Penedo Grande, todos do concelho de Silves e o Grupo LAMA dão vida ao «Festival de Teatro 2º Acto», organizado pela Câmara Municipal de Silves (CMS), que encerrará no próximo dia 21 de outubro.

O Teatro Mascarenhas Gregório (TMG) acolhe, ao longo deste festival, trabalhos de autores nacionais, como por exemplo a peça “Lêoncio e Lena”, um trabalho desenvolvido a partir da obra de Georg Buchner, por João de Brito.

Também os grupos de teatro sénior representam trabalhos de sua autoria, como é o caso do Grupo de Teatro Sénior de Tunes que leva a cena “A Vida na Estação”, mostrando como é morar numa pequena localidade onde o centro de tudo é a estação do caminho-de-ferro, que motiva experiências, vivências e partilhas. O Grupo de Teatro Sénior de Armação de Pêra traz “Eduarda, Cara de Leoparda”.

O Grupo de Teatro Penedo Grande interpreta a única peça de uma autora estrangeira. “Partir Suspenso”, de Sarah Adamopoulos, levará os espectadores numa viagem que conta, através das interpretações das atrizes Lisete Martins e Ana Covadonga, a história de uma mulher cuja força a faz querer partir, deixar o país em que nasceu, em busca de uma nova identidade com a qual se identifique e trata a sua coragem como se de uma morte se tratasse e sem qualquer medo dessa morte, com a coragem de quem já viveu muito e sabe que não precisa de se agarrar a nada, nem ao seu próprio corpo. Pátria, dificuldades financeiras, imigração são os temas centrais desta peça, encenada por Rui Cabrita.

«Procuramos que o teatro seja vivido de forma intensa pelas nossas comunidades e temos levado a efeito um trabalho muito interessante, que envolve o TMG e o sector de Ação Social da autarquia e que permitiu o surgimento dos grupos de teatro seniores», explica Rosa Palma, Presidente da CMS. «Por isso, este festival é uma ação importante e que pretendemos que possa ter continuidade e venha a afirmar-se como uma das mais significativas da programação deste espaço cultural», salienta a autarca.

O festival encerrará no dia 21 de outubro às 21h30.

 

Por: CM Silves