A natureza identitária de Lagos como cidade marítima, afirmada ao longo da História e expressa no lema Lagos dos Descobrimentos, implica que as questões relacionadas com a náutica, têm que estar no centro das responsabilidades e da atenção das autarquias locais.
Entre estas questões, os desportos náuticos fazem parte integrante da primeira linha de tudo o que diga respeito ao desenvolvimento da cidade e do Município.
Com muito particular e destacado papel entre estes desportos, está a vela, nas suas variadas vertentes, e, muito particularmente, na do desporto de competição, pelo papel mobilizador e de formação de caracter que desempenha entre o sector da juventude.
É sabido e reafirmado pela experiência, que a baía de Lagos é reconhecida como a melhor pista da Europa para o desporto da vela.
Desde a fundação do Clube de Vela de Lagos em 1950, a baía de Lagos tem sido escolhida, repetidamente, para realização de regatas de praticamente todas as classes nacionais e internacionais de divulgação, classe optimist, e de competição, classes sharpie 12, snipe, vaurien, 420, até ao nível olímpico, classes star, finn, 470, europe, nacra, 49er, em campeonatos regionais, ibéricos e nacionais.
Igualmente tem sido palco de regatas de vela de cruzeiro, em que costuma contar com a participação de embarcações e tripulações estrangeiras, destacando-se, entre outras, a Regata dos Portos dos Descobrimentos Lagos-Palos de la Frontera, de iniciativa do CVL, que se disputa anualmente.
Prosseguir o desenvolvimento da baía de Lagos, elevando-a ao desporto da vela nos mais altos níveis no plano nacional, e o seu alargamento à internacionalização, será da maior importância para Lagos e para o País, não só no plano desportivo e das representações nacionais, como nas repercussões no plano da economia local e em complementaridades regionais, e, decisivamente na promoção turística do Município e do Algarve, muito em particular pela preferência destas organizações internacionais em utilizar a baía na nossa época baixa do turismo.
Basta ver que o Clube de Vela de Lagos – coletividade de interesse público - por sua exclusiva iniciativa, ação e recursos, além da sua atividade normal local, tomou a iniciativa da promoção e da projeção internacional da baía de Lagos no desporto da vela, conseguindo que a baía de Lagos seja o local de preparação e treino de equipas estrangeiras de nível olímpico em vela, em períodos da época baixa turística, entre Novembro e Março.
Verificou-se, no ultimo período de 4 anos entre Olimpíadas e na preparação para as Olimpíadas no Rio de Janeiro, estagiaram em Lagos:
. em 2013/2014, quatro tripulações da seleção olímpica inglesa na classe Nacra, a tripulação portuguesa do velejador olímpico Afonso Domingos, duas tripulações femininas inglesas na classe 470 e o velejador inglês Stuart Bithell, duas vezes medalhado olímpico nas classes 470 e 49ér;
. em 2014/2015, 4 tripulações inglesas na classe nacra;
. em 2015/2016, 9 tripulações, de nacionalidade inglesa, francesa, sueca e finlandesa, na classe finn.
Estas tripulações, e vários técnicos e treinadores que as acompanham, têm dedicado as mais elogiosas referências, não só na confirmação das condições naturais da baía, mas também no apreço pela recetividade e qualidade dos serviços do CVL, e ainda perante a própria cidade de Lagos.
Esta confirmação das condições naturais da baía de Lagos para o desporto da vela tanto na formação de jovens, como em lazer, turismo náutico, e ainda estágios, treinos e competição ao nível internacional, e perante disponibilidade e capacidades demonstradas pelo Clube de Vela de Lagos apesar das suas limitações logísticas que, por si só, o Clube não consegue ultrapassar, justifica-se inteiramente o unir de esforços em Lagos para a criação do CENTRO NÁUTICO DE ESTÁGIOS EM VELA.
Este CENTRO NÁUTICO, desde há muito que é um anseio e uma aspiração dos sectores lacobrigenses ligados à náutica de recreio e desporto e a proposta “desenvolver o desporto e o recreio náutico e inscrever Lagos como o centro nacional dos desportos marítimos de vento” consta no ponto 1.4.1, Estratégia de Desenvolvimento do Concelho, do Relatório do PDM de Lagos,
Assim, o CENTRO NÁUTICO DE ESTÁGIOS EM VELA em Lagos é uma necessidade estratégica estrutural para o desenvolvimento do Município e insere-se claramente na política nacional de mar, pelo que, com esta notável dimensão sócio/cultural, desportiva e económica, será extremamente oportuna a preparação da sua candidatura ao novo Quadro Comunitário de Apoio 20/20.
Com o CENTRO NÁUTICO DE ESTÁGIOS EM VELA em funcionamento, todos os sectores sócio-económicos de Lagos beneficiarão da projeção da baía e do Município ao nível mundial, trazendo a Lagos as atenções dum poderoso sector de altos patrocínios, em que a divulgação de grande repercussão é questão essencial.
Perante esta realidade, os eleitos da CDU propõem que a Assembleia Municipal de Lagos, reunida em 26.Setembro.2016, delibere recomendar à Câmara Municipal de Lagos que:
1. dê inicio ao processo conducente à criação em Lagos do CENTRO NÁUTICO DE ESTÁGIOS EM VELA;
2. proponha ao Clube de Vela de Lagos o estabelecimento de uma parceria estratégica privilegiada para o desenvolvimento deste projeto, visando a sua realização e futuro funcionamento.
3. dê inicio, desde já, aos contactos e diligências para a definição do local e a elaboração do programa para o projeto a ser elaborado para o Centro Náutico de Estágios em Vela em Lagos.
4. Promova contactos junto de entidades publicas e privadas para desenvolvimento, financiamento e concretização deste projeto.
Por Eleitos do CDU