Lagoa comemora Dia Municipal para a Igualdade e recebe Prémio «Viver em Igualdade»

16:22 - 20/10/2016 LAGOA
O Dia Municipal para a Igualdade – 24 de outubro – é assinalado desde 2010 por centenas de organizações e autarquias, que promovem iniciativas diversas no sentido de chamar a atenção para o fato de que a igualdade é desenvolvimento e deve ser um compromisso coletivo e de cidadania.

Este ano, a Câmara Municipal de Lagoa assinala aquele dia com a oferta de 525 livros “Mariana num mundo igual” da autoria de Mariana Monteiro, atriz que, em 2015, foi convidada para Champion da Igualdade de Género pelas Nações Unidas, reforçando o papel que já assumia de promoção da igualdade de género e de oportunidades.

A personagem deste livro, Mariana, aborda atitudes e comportamentos que a discriminam, simplesmente por ser menina. A sociedade entende que meninos e meninas não podem, ou não têm capacidade, para realizar as mesmas tarefas. Prevalece a ideia de que as meninas gostam mais de bonecas do que de ferramentas e que os rapazes não têm talento para ser manicures. Esta diferenciação, não sendo justa, pode ser um grande obstáculo à concretização dos sonhos dos mais jovens. Mariana ajuda a compreender, a ultrapassar e a não promover esta discriminação, alertando os jovens para a importância da promoção da Igualdade de Género e de Oportunidades.

No âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Cidadania 2014-2017 do Município de Lagoa, o Vereador da Educação passará, no dia 24, por todas as Escolas Básicas do Concelho onde vai oferecer um exemplar do livro a cada um dos/as alunos/as dos 3º e 4º anos. Alguns exemplares ficarão no espólio da Biblioteca Municipal e em toda a rede de Bibliotecas Escolares do Concelho.

A Câmara Municipal participará, nesse mesmo dia, nas comemorações nacionais em Lisboa, onde receberá – em cerimónia pública presidida pelo Ministro Eduardo Cabrita – o Prémio “Viver em Igualdade” atribuído pela CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, que distingue Lagoa como um Concelho com boas práticas no sentido da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, quer na sua organização e funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas.

 

Por: CM Lagoa