ComputaDOR?

08:15 - 26/10/2016 OPINIÃO
por Miguel Encarnação | Licenciado em Ortoprotesia | miguel.encarnacao@live.com

O uso do computador ao longo dos últimos anos tem vindo a facilitar-nos em muitos dos nossos trabalhos. Associada a esta massiva utilização apareceram novas patologias. Patologias que podem vir a causar bastante incómodo e dor, como é o caso do Síndrome do Canal Cárpico ou o chamado Cotovelo do Tenista (Epicondilite), que na verdade são causadas pela repetição de movimentos da mão que pressionam o nervo mediano na zona do pulso.

 

 

Apesar de utilizarmos o rato do computador há várias décadas e dos conselhos de prevenção que nos são dados, continuamos a agir de forma errada, ou seja, forçamos o pulso para levantar a mão para cima e desta forma mantemos a mão numa posição não natural. Os metacarpos, os músculos e os tendões dessa zona acabam por criar dor e se essa rotina é mantida por algum tempo pode correr-se o risco de se criarem tendinites ou outras lesões a nível muscular.

Conselhos para evitar estes problemas:

- Diminuir posições desconfortáveis e movimentos repetitivos da mão. No caso de trabalhar com um computador, deve ajustar a sua cadeira de maneira a que os seus braços fiquem à altura do teclado para que os seus pulsos não estejam sob pressão constante;

- Evitar estar sempre na mesma posição. Descansar a mão com movimentos de relaxamento;

- Existem no mercado tapetes de rato com saliências em silicone onde se pode apoiar a mão evitando a flexão do pulso, mas que podem tornar-se desconfortáveis e restringir alguns movimentos;

- É conveniente usar ratos para o computador que se adaptem à curva da mão, que evitam a pressão excessiva da mão para que deslize mais facilmente.

Se apesar da prevenção, continuar a sentir dores nessas zonas, é aconselhável procurar um médico para que este lhe recomende tratamento, de onde há como opção, o uso de uma ortótese de imobilização de punho.