PCP pergunta ao Governo sobre o futuro das oficinas da EMEF de Vila Real de Santo António e dos seus trabalhadores

11:31 - 01/11/2016 POLÍTICA
Recentemente, uma delegação do PCP, integrando o deputado Paulo Sá eleito pelo Algarve, visitou as oficinas da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF) de Vila Real de Santo António, acompanhada pelo Diretor do Parque Oficinal Sul da EMEF e por dirigentes da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS) e do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF).

As oficinas da EMEF de Vila Real de Santo António fazem a manutenção das 10 automotoras da CP que operam na Linha do Algarve, nomeadamente a manutenção periódica de 5 em 5 dias, assim como as reparações mais simples.

Estas oficinas teriam capacidade para a manutenção/reparação de mais automotoras, caso se optasse, na Linha do Algarve, por aumentar a frequência dos comboios e proporcionar aos utentes horários mais adequados.

Com a eletrificação de toda a Linha do Algarve e a consequente substituição do atual material circulante (Unidades Duplas Diesel série 450) por comboios de tração elétrica, coloca-se a questão do destino das oficinas da EMEF de Vila Real de Santo António e dos seus trabalhadores.

Assim, o Grupo Parlamentar do PCP, por intermédio do deputado Paulo Sá eleito pelo Algarve, dirigiu ao Ministro do Planeamento e das Infraestruturas as seguintes perguntas:

1.      Estando prevista a eletrificação da Linha do Algarve em toda a sua extensão, qual será o destino das oficinas da EMEF de Vila Real de Santo António e dos seus trabalhadores?

2.      Tenciona o Governo converter estas oficinas para a manutenção/reparação de material circulante de tração elétrica?

 

Por GP PCP