PSD de Portimão preocupado com estado das Redes de Saneamento e Abastecimento de Água do Concelho
O PSD de Portimão, confrontado com as recentes ruturas verificadas em coletores de saneamento e abastecimento de água em diversos locais do Concelho de Portimão num espaço temporal curto, vem por este meio manifestar e tornar pública a sua preocupação em relação ao estado de conservação das infraestruturas de saneamento e abastecimento deste concelho.
Para além das ruturas que existiram no na rede de saneamento em “alta” (Ex: junto à rotunda da Pedra Mourinha), nas condutas de responsabilidade das Águas do Algarve e para as quais existe já um concurso público para a sua reabilitação, a grande questão é o porquê de tantas ruturas na distribuição da rede em “baixa” da responsabilidade da Câmara Municipal através da EMARP, que causam diversos constrangimentos à população com cortes no abastecimento de água e outros. Algumas das situações verificaram-se em Vale Lagar, Praia da Rocha, Quinta das Oliveiras, Praia do Vau, e, mais recentemente ontem na Rotunda da Pedra Mourinha ( agora na rede de distribuição em baixa) com uma previsão deimpacto considerável para os moradores daquela zona do Concelho.
O número de ocorrências relacionadas com o colapso de coletores em Portimão não é aceitável e é o reflexo de uma rede com troços que ultrapassaram o tempo estimado para a sua vida útil e estão agora a ceder por falta de um plano adequado de monitorização e substituição atempada. Mais uma vez a Câmara Municipal falhou na gestão e manutenção do património à sua responsabilidade com consequências graves que nos preocupam tais como as várias ruturas que levam a abatimentos de piso, como foi verificado em pleno Dia Mundial do Turismo, na Avenida Tomás Cabreira na Praia da Rocha que “engoliu” um Autocarro de Turismo, felizmente sem danos pessoais, e dias depois na mesma zona em frente ao Hotel Oriental, manchando de forma negativa a imagem que estes possam ter da Praia da Rocha.
À falta de dinheiro para renovação da rede, junta-se a má gestão da Câmara também neste campo que não tem proporcionado o correto acompanhamento das infraestruturas, limitando-se a usá-las até cederem, obrigado depois a intervenções de urgência em vez de ações preventivas substancialmente mais económicas.
A situação caótica a nível da gestão financeira por parte da Câmara, que gera uma situação de intranquilidade a que é necessário pôr cobro, não pode arrastar os serviços básicos prestados á população;
As tarifas, preços e taxas pagas por todos os Portimonenses à EMARP devem servir para manter toda a rede de distribuição e não ser alocados a qualquer outro serviço ou dívida presente na Câmara Municipal.
O PSD de Portimão responsabiliza assim, o executivo municipal e a senhora Presidente da Câmara, Isilda Gomes, pelos efeitos que a falta de investimento em estruturas fundamentais, venham a fazer em termos de imagem, e de bom funcionamento, especialmente em zonas onde a atividade económica principal é o Turismo. Esse não pode sofrer impactos negativos.
O PSD de Portimão apresentará requerimento junto da EMARP para solicitar mais informações sobre os problemas existentes nas redes de abastecimento de água e saneamento do Concelho de Portimão."
Por PSD Portimão