MUNICÍPIO DE SILVES APRESENTA GUIA «DICAS PARA PAIS»

08:03 - 17/11/2016 SILVES
Dia 30 de novembro, «Dia das Cidades Educadoras»

As Escolas EB 1 de Pêra e EB 2, 3 Dr. Garcia Domingues, de Silves, serão os locais onde se fará a apresentação do guia “Dicas Para Pais”. Entre as 8h30 e as 13h00, os técnicos do Sector de Psicologia da Câmara Municipal de Silves (CMS) estarão nestes estabelecimentos de ensino contactando as famílias e distribuindo esta publicação, criada pela autarquia.

A criação deste guia surge como uma resposta às dúvidas e consequentes receios manifestados por muitos pais, subjacentes às diferentes etapas do desenvolvimento infantil/juvenil e inerentes à transição entre os diferentes níveis de ensino escolar. O Sector de Psicologia da CMS desenvolveu uma série de propostas de reflexão que remetem para as características e necessidades das crianças/jovens, de uma forma global, desde o Pré-escolar, ao 3º Ciclo do Ensino Básico.

«O “Dicas para Pais” poderá ser um instrumento válido no auxílio a muitos pais, pois facilitará o esclarecimento das suas dúvidas sobre as diferentes fases que os seus filhos atravessam, entre a infância e adolescência», refere Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves, a propósito deste lançamento.

O guia estará disponível, também, online, no portal da CMS em http://www.cm-silves.pt/pt/destaques/2459/dia-30-de-novembro-%E2%80%9Cdia-das-cidades-educadoras%E2%80%9D-municipio-de-silves-apresenta-guia-%E2%80%9Cdicas-para-pais%E2%80%9D.aspx.

A apresentação desta pequena obra insere-se no programa que assinala o Dia das Cidades Educadoras, programa esse que foi especialmente pensado pela autarquia e que é dirigido a diversos públicos e a todas as freguesias do concelho. Destacam-se iniciativas ligadas à música, apresentações, arte urbana, workshops, visitas, desporto, teatro e outras atividades educativas. O programa poderá ser consultado aqui.

O Município de Silves integra a Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras e a Associação Internacional de Cidades Educadoras desde 2010. O conceito de cidade educadora estende-se para além das competências do Município na área da educação, pois visa o envolvimento da comunidade educativa e dos diversos parceiros na promoção de atividades e comportamentos que contribuam para o desenvolvimento integral da população, traduzindo-se em formas de educação não formal. Todo este trabalho desenvolvido para assinalar esta data assenta no princípio n.º 7, que tem na questão da identidade uma preocupação central, dai o cuidado de neste dia serem promovidas atividades que procuram mostrar vários aspetos da identidade cultural (material e imaterial) do concelho, desde a questão dos workshops de chá e de queijo de figo, passando pelo teatro, que alia a educação às memórias da escola de antigamente, entre outras tantas ações.

 

Por CM Silves