A Cerimónia de Tomada de Posse do novo Comandante da Associação dos Bombeiros Voluntários de Albufeira decorreu ontem no quartel da Corporação. Numa manhã quente e carregada de simbolismo foi possível ver os semblantes emocionados de quem parte e de quem se prepara para enfrentar o futuro que, parafraseando Dale Carnegie, António Coelho diz que a melhor maneira de o fazer passa por “concentrar toda a imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje”.
Foram muitas as autoridades militares, civis e religiosas que se reuniram ontem na parada do Quartel da Associação dos Bombeiros Voluntários de Albufeira (BVA), para assistir à tomada de posse do novo comandante, António Abel Zua Coelho.
Entre os convidados destacamos a presença do presidente do Município, Carlos Silva e Sousa que se fez acompanhar por elementos da vereação, o presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, Paulo Freitas, o comandante e o 2º comandante do Agrupamento Distrital da Autoridade Nacional da Proteção Civil, respetivamente Vaz Pinto e Abel Gomes, Proteção Civil Municipal, GNR, Autoridade Marítima, presidentes das Juntas de Freguesia do concelho e elementos dos corpos sociais dos BVA.
Após a leitura do despacho de homologação e da ata da Tomada de Posse, usou da palavra Luís Zeferino, o comandante cessante, com 36 anos de serviço nos BVA. Visivelmente emocionado iniciou o discurso com palavras de apreço aos Homens e Mulheres, bombeiros, que arriscando a sua própria vida lutam todos os dias em prol da segurança das populações. Agradeceu à direção da Associação, na pessoa do seu presidente, José Carlos Rolo, “a forma como foi recebido o meu pedido de cessão de funções e o parecer favorável da minha passagem ao Quadro de Honra, tornando, assim, o meu desejo uma realidade”. Sobre o novo comandante disse saber que o amigo de longa data está preparado para o desafio que lhe foi lançado “é um conhecedor nato da causa, conhece o Concelho e os riscos associados a uma cidade que quase não dorme!” Terminou desejando os maiores êxitos ao comandante no seu novo cargo e disponibilizando-se para o ajudar no que for preciso.
António Coelho, agora novo comandante dos BVA, dirigiu as primeiras palavras ao seu antigo comandante. “Quando viajamos em direção ao futuro é no passado que encontramos pedaços da nossa importância”, a frase serviu para dizer à anterior Chefia que ao longo dos 25 anos em que faz parte dos BVA, Luís Zeferino foi uma das suas referências “foi para mim um orgulho, uma honra, ser seu comandado”, afirmou.
O novo comandante agradeceu a forma dedicada e profissional com que Luís Zeferino colocou os seus conhecimentos ao serviço dos Bombeiros e da comunidade, tendo, igualmente, enfatizado a amizade, o companheirismo, a lealdade e a paciência com que se relacionou consigo, a seu lado no comando.
António Coelho, mais conhecido por Abel Zua, está no comando dos BVA desde 2006, presenciou as várias reformas produzidas para os Bombeiros, como classe profissional, bem como no âmbito da proteção e socorro, o que associado ao crescimento e desenvolvimento da comunidade tem servido de desafio, exigindo uma aposta permanente na formação dos homens e mulheres que integram o quadro de pessoal do Corpo de Bombeiros Voluntários de Albufeira. Referiu que ao nível dos equipamentos também se verificou uma evolução técnica e operacional que foi difícil dar resposta, situação que foi sendo colmatada com o apoio pontual da Autarquia.
Como objetivos principais da sua comissão de serviço destaca “pugnar pela proteção, segurança e formação dos operacionais que integram o quadro ativo, apoiar a Associação através dos seus órgãos sociais no cumprimento das suas obrigações e em matéria de Proteção Civil - porque a sua grande base assenta na cooperação - trabalhar dedicadamente e estar disponível para colaborar com o Município e os seus serviços, com a ANPC/Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro, com todos os agentes de proteção civil e demais entidades cooperantes na defesa das pessoas, do património e do ambiente”.
Carlos Silva e Sousa começou por dizer que este dia vai ficar gravado na nossa memória, “foi uma cerimónia muito bonita e com enorme significado para a comunidade e para as várias entidades aqui presentes”. Referiu que a Associação dos Bombeiros Voluntários de Albufeira é uma entidade com grande credibilidade e que muito honra o Concelho. Enalteceu a competência e qualidades humanas de Luís Zeferino que o atual comandante teve possibilidade de testemunhar, ao longo dos anos que esteve a seu lado no comando dos BVA. O autarca comprometeu-se a continuar com “um olhar muito atento” para as necessidades dos Bombeiros, tendo destacado algumas medidas tomadas pela Autarquia, como por exemplo a fixação de uma taxa municipal de proteção civil (ainda no anterior Executivo) que reverte para os Bombeiros e que pode servir para ajudar na aquisição de equipamentos de segurança pessoal, viaturas e outros equipamentos. Refira-se que recentemente (18 de julho) o Município fez uma doação aos BVA de Equipamentos de Proteção Individual para combate a incêndios, no valor de 24 mil euros.
Por CM Albufeira