Aves vence líder Portimonense e reforça candidatura à I Liga

20:51 - 27/11/2016 DESPORTO
O Desportivo das Aves reforçou hoje a candidatura à promoção ao escalão principal do futebol português, ao vencer por 1-0 na receção ao Portimonense, líder isolado da II Liga, em jogo da 16.ª jornada da prova.

Além de ter reduzido de sete para quatro pontos o atraso para a equipa de Portimão, o desportivo das Aves consolidou o segundo lugar, o último que permite o acesso à I Liga, passando a dispor de uma vantagem de sete pontos sobre o trio composto por Cova da Piedade, Santa Clara e Penafiel.

Um golo marcado aos 53 minutos pelo defesa Hackman foi suficiente para impor a primeira derrota no campeonato ao Portimonense, ao 16.º jogo na prova, e deixar o Aves mais tranquilo na luta pela promoção ao convívio dos ‘grandes’.

Para isso contribuiu também a ‘escorregadela’ do Cova da Piedade, que sofreu a primeira derrota perante os seus adeptos, por 2-1, frente ao Penafiel, que, por sua vez, obteve o primeiro triunfo na condição de visitante.

O Cova da Piedade foi apanhado no terceiro lugar pelo Santa Clara, que empatou 1-1 no estádio do Leixões, antepenúltimo classificado, e pelo Penafiel, que também se estreou a vencer fora de casa, no reduto do Sporting B, por 2-1.

A Académica, uma das equipas despromovidas da I Liga na época passada, atrasou-se na luta pelo regresso à divisão principal, ao empatar 0-0 no recinto do Freamunde, penúltimo colocado, com mais dois pontos do que o ‘lanterna-vermelha’ Olhanense, que também obteve uma igualdade frente ao Sporting de Braga B (2-2).

O FC Porto B, vencedor da prova na temporada passada, mas que não subiu de escalão devido à presença da equipa principal na I Liga, perdeu por 1-0 no estádio do Gil Vicente e caiu para o 12.º lugar, na sequência do golo tardio de Avto, marcado aos 86 minutos.

O Sporting da Covilhã impôs-se por 1-0 na deslocação ao estádio do Académico de Viseu, num confronto entre duas equipas em posição delicada na classificação (16.º e 18.º, respetivamente), enquanto os duelos Varzim-Vitória de Guimarães B e Vizela-União da Madeira terminaram com um empate 1-1.

 

Por: Lusa