Rússia dominadora no arranque da competição

09:35 - 23/07/2014 DESPORTO
A seleção da Rússia foi a grande dominadora da primeira jornada do Campeonato da Europa de Pista para sub-23 e juniores, hoje disputada no Velódromo Nacional, Sangalhos, Anadia.

Os corredores russos conquistaram quatro das seis medalhas de ouro atribuídas na tarde desta terça-feira.

O destaque individual vai para o suíço Stefan Kung, que revalidou o título europeu na prova de perseguição para sub-23. O corredor helvético, que na próxima época vai representar a equipa WorldTour BMC, sagrara-se também, há duas semanas, campeão europeu de fundo e de contrarrelógio, na vertente de estrada. O segundo posto em perseguição foi conseguido pelo russo Kirill Sveshnikov, que os portugueses conhecem por ter vencido a terceira etapa do Troféu Joaquim Agostinho deste ano. O terceiro foi o suíço Tom Bohli.

A prova de 1 km contrarrelógio para sub-23 masculinos reservou o momento mais curioso do dia. O vencedor, com 1m02,071s foi o checo Robin Wagner, que repetiu o triunfo que já conquistara no ano passado e que foi acompanhado no pódio por dois segundos classificados, o russo Aleksandr Dubchenko e o holandês Matthijs Buchli, ambos com 1m02,864s. Nesta disciplina não houve terceiro classificado.

As restantes finais de hoje foram ganhas por ciclistas russos. Assim aconteceu na disciplina de perseguição por equipas para sub-23 femininas, na qual o trio russo bateu a formação da Bielorrússia. O terceiro lugar foi para Itália. Também em perseguição por equipas, mas em juniores masculinos, a vitória da Rússia foi conseguida diante da Grã-Bretanha, enquanto a Suíça ficou com a medalha de bronze.

O título europeu de velocidade por equipas em juniores masculinos foi alcançado pelos russos, perante a equipa da Polónia. A França fechou o pódio. A russa Daria Egorova bateu a irlandesa Josie Knight na disputa dos dois primeiro postos em perseguição individual na categoria de juniores, relegando a polaca Agata Drozdek para a terceira posição.

O primeiro dia de competição foi de estreias para a Seleção Nacional/Liberty Seguros, que apostou na técnica de semear para colher, pois alinhou apenas com corredores de primeiro ano nas respetivas categorias, preparando o futuro em detrimento dos resultados imediatos. Miguel Amorim foi o 23.º classificado na prova de perseguição individual e 15.º e último na corrida de 1 km contrarrelógio.

Andreia Alves estreou-se num Europeu com o 17.º e último lugar na prova de perseguição individual para juniores femininas. Em juniores masculinos, o quarteto português, formado por Hugo Filipe, Jorge Magalhães, Pedro Preto e Rodrigo Rocha, também competiu pela primeira vez a este nível, não escapando ao fundo da tabela.

Amanhã disputa-se o segundo de seis dias de competição, durante o qual serão atribuídos sete títulos europeus. As provas vão realizar-se entre as 9h30 e as 13h00 e entre as 16h00 e as 21h15.

Na segunda jornada, a Seleção Nacional/Liberty Seguros estará representada por quatro corredores. Às 11h00, Jorge Magalhães e Ivo Oliveira participam na eliminatória de perseguição individual para juniores masculinos, podendo vir a discutir a final, em caso de apuramento, cerca das 19h00. Às 17h20 inicia-se a final direta de 1 km contrarrelógio, na qual participam os juniores Francisco Campos e Rui Oliveira.

 

Medalhas

País                                                     Ouro    Prata    Bronze Total

Rússia                                                    4          2          0          6

Suíça                                                       1          0          2          3

Rep. Checa                                            1          0          0          1

Polónia                                                    0          1          1          2

Bielorrússia                                            0          1          0          1

Grã-Bretanha                                          0          1          0          1

Holanda                                                   0          1          0          1

Irlanda                                                      0          1          0          1

França                                                      0          0          1          1

Itália                                                          0          0          1          1