CENTRO HOSPITALAR DO ALGARVE: MAIS SAÚDE, MENOS DEMAGOGIA!

11:16 - 04/12/2016 SAÚDE
Na sequência da reportagem sobre a degradação dos cuidados de saúde na Unidade de Portimão do CHA, exibida pela SIC, a Comissão de Coordenação Política da Coligação SERVIR PORTIMÃO (CDS-PP/MPT/PPM) deliberou emitir o seguinte comunicado:

 

1°- Apesar da extrema gravidade dos factos relatados na reportagem da SIC, a degradação das condições de prestação de cuidados de saúde na região do Algarve só será motivo de surpresa ou de choque para aqueles que têm andado distraídos ou que só se preocupam com este tipo de problemas em véspera de eleições!

2°- A Coligação SERVIR PORTIMÃO não aceita - como não aceitou em 2013 - a contínua degradação da prestação de cuidados de saúde na sub-região Barlavento (e, de um modo especial, na Unidade de Portimão/Lagos do CHA) e, bem assim, o crescente desinvestimento no financiamento da saúde no Algarve;

3°- Foi tendo presente tais factos que os eleitos da Coligação SERVIR PORTIMÃO ao longo do presente mandato autárquico têm suscitado, em diversos momentos, a discussão e a tomada de medidas para enfrentar os problemas; e foi devido a tais factos que o Vereador José Pedro Caçorino, eleito pela mesma coligação na Câmara Municipal de Portimão, solicitou à Deputada Teresa Caeiro (eleita pelo CDS-PP pelo círculo eleitoral de Faro) que questionasse, em diversos momentos ao longo do último ano, o Sr. Ministro da Saúde sobre tais factos. De entre as várias perguntas por escrito formuladas na Assembleia da República, a Deputada Teresa Caeiro apresentou a 5 de fevereiro de 2016 (!) as perguntas que se anexam;

 

4º- Perante os factos retratados na reportagem da SIC - que, infelizmente, sendo muito graves, não são novos! - mais do invocar uma aparente proximidade junto do Sr. Ministro da Saúde (estranha, porque totalmente ineficaz no último ano para contrariar a degradação da saúde na região!), há que tomar medidas urgentes!

5º- De uma vez por todas, há que perceber que vantagens e inconvenientes resultarão de uma eventual separação das Unidades de Portimão/Lagos e Faro e tomar uma decisão; mas mais importante é reforçar os meios humanos e técnicos nas Unidades de Portimão/Lagos, privilegiando o reforço das especialidades médicas e dos recursos humanos de enfermagem!

6°- A Coligação SERVIR PORTIMÃO continuará a acompanhar a situação da Unidade de Portimão/Lagos, lançando mão de todas as medidas que se mostrem adequadas ao combate e resolução dos problemas focados na reportagem da SIC. O que não aceitamos é a demagogia e o aproveitamento político de quem, de forma serôdia, usa e abusa do assunto da saúde em Portimão para tentar ganhar votos! Seja com providências cautelares inconsequentes, que constituem um lamentável show-off pré-eleitoral, seja com mensagens nas redes sociais, cujas utilizações, aliás, tanto criticam nos outros agentes políticos! Os Portimonenses e os Algarvios precisam de mais e melhores cuidados de saúde! Dispensam é a demagogia sobre um assunto tão sério!  

 

                                             Portimão, 2 de dezembro de 2016

                                            Pela Coligação SERVIR PORTIMÃO 

 

         José Pedro Caçorino                 

           (Vereador da Câmara Municipal de Portimão)