JSD Loulé | A Falta de Funcionários nas Escolas do Concelho

16:44 - 05/12/2016 POLÍTICA
A Juventude Social Democrata de Loulé vem desta forma alertar e denunciar a, cada vez maior, falta de funcionários nas escolas do concelho. Uma falha da responsabilidade da Câmara Municipal de Loulé, que nada parece preocupada em colmata-la.

A situação torna-se preocupante e as consequências cada vez mais se tornam maiores. Os prejudicados como se sabe é quem tem menos opinião, neste caso os milhares de alunos do nosso concelho que estão a ser totalmente ignorados e negligenciados. A JSD Loulé não pode, nem vai deixar que esta situação passe incólume, pois qualquer jovem aluno do concelho de Loulé tem maior importância que qualquer estratégia camarária. E quando se começa a afetar o bem-estar e a segurança dos jovens louletanos a questão torna-se verdadeiramente séria.

Várias são as situações, que preocupam fundamentalmente os pais, de que a JSD Loulé tem tido conhecimento. Sabe-se que em algumas escolas, nos dias em que os alunos não têm atividades extracurriculares, ou após o término das mesmas, são mandados para a biblioteca, até aqui tudo bem, mas devido à lotação insuficiente das mesmas, os alunos são enviados para outros espaços escolares onde a situação começa a ficar crítica. São enviados para o polivalente, local mal vigiado onde têm poucas condições para permanecer, uma vez que é apenas um espaço amplo sem mesas ou cadeiras onde os alunos se sentam no chão duro e frio, onde reina a total anarquia e onde se faz trabalhos de casa no mesmo chão onde outros brincam e jogam futebol. Quando os alunos não podem permanecer em nenhum destes dois locais, são enviados para a terceira e pior alternativa, o pátio, um espaço com pouca ou nenhuma supervisão, onde as crianças estão sob a sua total responsabilidade, correndo vários riscos, inclusive de se ausentarem sem que ninguém se aperceba.

A JSD Loulé mostra-se desta forma solidária com a legítima preocupação dos pais, que ao colocarem os seus filhos nas escolas pensam que estes estarão num local seguro. Mas, afinal de contas, estas crianças são “atiradas” para espaços escolares onde não existem funcionários, uma vez que os poucos que estão nas escolas se encontram noutras funções.

A Jota Louletana pede que a Câmara Municipal de Loulé corrija de imediato esta falha e coloque, de uma vez por todas, o número adequado de funcionários auxiliares nas escolas, pois é o futuro dos pequenos jovens louletanos, filhos de muitos de nós, que poderá sair prejudicado.

 

Por Comissão Politica da JSD Loulé