A eletrificação da Linha do Algarve – há muito prometida, mas sempre adiada – permitiria uma maior frequência dos comboios, mais conforto para os passageiros e a oferta de horários mais adequados às necessidades dos utentes, mas o enorme potencial do transporte ferroviário na região algarvia, não está a ser aproveitado.
Ora em 2015, a Linha Ferroviária do Algarve já registou, no tráfego regional, cerca de 1,7 milhões de passageiros, mas de acordo com a CP, a eletrificação da linha e a utilização de melhor material circulante, permitiria aumentar o número de passageiros para 3 milhões por ano, com grande e decisivo efeito no desenvolvimento e melhoria das condições de vida e de trabalho tanto para a população residente como para as empresas com actividade na região e, muito particularmente em Lagos e no Algarve em geral, para o progresso na oferta turística.
Além disso, mesmo antes da concretização da eletrificação, seria possível aumentar a frequência dos comboios na Linha do Algarve e proporcionar aos utentes horários mais adequados, desde que fossem colocadas ao serviço mais automotoras e aumentado o número de carruagens por comboio nos horários com maior afluência.
Por exemplo, uma situação afeta grandemente os estudantes de Lagos que frequentam os cursos noturnos em Portimão do Polo da Universidade do Algarve e do ISMAG, onde as aulas terminam às 23,30 horas e o ultimo comboio de Portimão para Lagos é às 21,43.
Efetivamente, as automotoras usadas na Linha do Algarve (Unidades Duplas Diesel série 450) permitem o acoplamento de duas unidades, perfazendo 3 ou 4 carruagens, em vez das atuais duas. Seria ainda possível criar ligações diretas entre Lagos e Vila Real de Santo António.
Refere-se igualmente que o sistema Rádio Solo-Comboio apenas existente entre Tunes e Faro deverá ser instalado nos troços Lagos-Tunes e Faro-Vila Real de Santo António, representando grande melhoria na segurança e eficácia na linha ferroviária do Algarve, pela possibilidade de comunicação entre os comboios, as estações e o agente regulador da circulação.
Na Linha do Algarve verifica-se ainda uma carência acentuada de maquinistas e revisores, pois desde 1997 que não há admissão de trabalhadores nestas categorias, o que tem conduzido à supressão de comboios e à sobrecarga de trabalho.
Face ao exposto, os eleitos da CDU propõem que a Assembleia Municipal de Lagos, reunida em 28.Novembro.2016, delibere:
1. Reclamar do Governo o inicio urgente da eletrificação da Linha do Algarve nos troços Lagos-Tunes e Faro-Vila Real de Santo António;
2. Reclamar da CP, mesmo antes da eletrificação destes troços da linha:
a. horários mais adequados, colocando ao serviço mais automotoras e aumentando o número de carruagens por comboio nos horários com maior afluência;
b. criação de ligações diretas entre Lagos e Vila Real de Santo António;
c. instalação do sistema Rádio Solo-Comboio nos troços Lagos-Tunes e Faro-Vila Real de Santo António;
d. adequação do contingente de maquinistas e revisores ao serviço na linha do Algarve.
Por CDU Algarve