O Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, anunciou hoje a reabertura formal da Delegação Regional do Algarve (DRA) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), numa cerimónia que decorreu nas instalações do INEM em Faro.
Na ocasião foi ainda assinado um protocolo de colaboração na área da formação entre a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve e o INEM.
O anúncio da reabertura da delegação regional do Algarve (extinta em 2012 na sequência da atual Lei Orgânica) resulta do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido entre o Ministério da Saúde e o INEM, e que tem como objetivo o reforço da emergência médica e do funcionamento do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) numa região tão importante para o país como é o Algarve, prevendo-se que seja concretizada nos primeiros meses de 2017.
Esta clara aposta no reforço da capacidade operacional do INEM na região do Algarve será realizada após revisão e aprovação da nova Lei Orgânica, pretendendo-se com esta medida implementar - como acontece nas regiões Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo - uma gestão de maior proximidade que trará claros benefícios para o cidadão, mas também para o relacionamento entre o Instituto e os seus profissionais na região, bem como os seus parceiros no SIEM, designadamente Bombeiros e CVP.
Foi ainda assinado um Protocolo entre a ARS Algarve e o INEM que prevê a formação no âmbito da emergência médica a profissionais e a formadores da ARS Algarve assim como a acreditação desta Administração de Saúde como entidade formadora, designadamente em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa.
Este acordo vai permitir expandir na região algarvia o conhecimento sobre emergência médica, tornando mais capacitados e melhor preparados não só os profissionais de saúde da região como os próprios cidadãos.
O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde. A prestação de socorros no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do Sistema, são as principais tarefas do INEM. Através do Número Europeu de Emergência – 112, este Instituto dispõe de múltiplos meios para responder a situações de emergência médica.
Por: INEM