Sobre o Centenário da Criação da Freguesia de Quarteira (1916 – 2016): Parte I

21:31 - 17/12/2016 OPINIÃO
por João Carlos Santos | Licenciado em Património Cultural - Historiador | jcsantos87@gmail.com

Quarteira é uma Freguesia sediada no Concelho de Loulé, com 38,16  km² de área e cerca de 22 mil habitantes, de acordo com os dados demográficos existentes dos sensos de 2011. Além disso, Quarteira é Cidade, assinalando-se a data da sua elevação em 13 de Maio de 1999.

 Terra com dinâmica comercial e empresarial, figura-se como uma vibrante comunidade piscatória devido à existência desta atividade desde tempos remotos e pelo seu Porto de Pesca, um dos mais movimentados do Algarve. O Turismo, indissociável deste território, eleva a qualidade das suas praias, gastronomia e hotelaria, a grandes níveis de excelência, tendo como exemplo maior, o Resort Turístico Vilamoura.

No entanto, a História de Quarteira, ensina-nos que esta concretização de todos nós, teve momentos fulcrais, pessoas de excecional dinamismo e carácter, que dentro das suas possibilidades souberam concretizar ideias de elevado valor, muitas vezes, contra o poder vigente, construindo dessa forma os pilares em que hoje assentam as bases da nossa Freguesia.

Nesse sentido, começo por expor a minha ação no que respeita ao tema apresentado, “Sobre o Centenário da Freguesia de Quarteira (1916 – 2016)” e a sua respetiva divulgação. Em 2010, enquanto realizava a investigação para a minha tese de licenciatura e mais tarde editada na obra “Quarteira: O Topónimo e a Povoação (Séculos XIII e XIX), deparei-me com uma notícia, proveniente do Jornal O Primeiro de Maio, datada de 13 de Janeiro de 1916, fazendo referência à criação de uma Paróquia Civil (nomenclatura que seria rapidamente alterada para Junta de Freguesia, devido ao carácter anticlerical da Primeira República Portuguesa).

Nesse momento, apercebi-me que dentro de seis anos, estaríamos perante a Comemoração do Centenário da Criação da Paróquia Civil/Junta de Freguesia de Quarteira. Face a esta efeméride, decidi detalhar em pormenor todo o processo de criação da mesma e registar na obra “Quarteira – Um Pequeno Centro Cosmopolita (Século XIX e XX), os intervenientes fundamentais a esta realização e desta forma partilhar este conhecimento com a população de Quarteira.

Com o aproximar da data, optei por reforçar os esforços de divulgação, aproveitando para o efeito a realização de uma Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal de Loulé, que teve lugar no Centro Autárquico em Quarteira, no dia 17 de Abril de 2015, a quando da comemoração dos 99 anos da Criação da Freguesia de Quarteira, que tinha sido no dia 13 de Abril de 2015. Uma intervenção de conteúdo histórico, alertando o executivo da Câmara Municipal de Loulé para a importância da exaltação deste momento simbólico para a Freguesia de Quarteira e que teria lugar no dia 13 de Abril de 2016. Passado um ano, no início do mês de Abril de 2016, sou entrevistado pelo Jornal Barlavento, onde esclareci pormenores acerca do processo de criação da freguesia e onde senti por parte dos Quarteirenses, a curiosidade acerca deste aspeto da nossa História e o carinho pelo serviço que prestei à minha comunidade.

E, por fim, a palestra que assinalou o dia 13 de Abril de 2016, denominada: “A Criação da Paróquia Civil de Quarteira: No âmbito da Primeira República Portuguesa”, em que apresentei aos presentes no Auditório do Centro Autárquico, o motivo da importância desta data.

Continua...