Gonçalo Mendonça e Simão Agostinho

17:49 - 17/12/2016 OPINIÃO
por Luís José Pinguinha | Vice-presidente do Louletano | FUTEBOL | Acompanhando as jovens promessas do Louletano

Gonçalo Mendonça, um GPS topo de gama

Nome: Gonçalo Ascenção Bebiano Mendonça

Ano nascimento: 2002 (7 setembro)

 

 

Aquela imagem do carro parado à beira da estrada com um homem a tentar decifrar, esmiuçando-o, um mapa que não cabe no veículo, enquanto a mulher, no banco ao lado, já algo desesperada, insistia “ó Zé, vamos perguntar além naquele café” ao que o Zé invariavelmente respondia jocosamente “Querem ver que eu não sei ler um mapa!”, mas intimamente inseguro se aquele caminho que consta no mapa ainda existe; se ainda dá por ir por ali para a casa do Ti Joaquim ou se não tem saída e, como consequência, terá que fazer uma picada por entre aquele mato…, esta imagem, dizíamos, caiu em desuso.

O GPS (sigla em inglês para Global Positioning System) revolucionou a movimentação automóvel, prestando informações precisas e detalhadas sobre as melhores vias a percorrer para chegar ao destino pretendido, mesmo que, muitas vezes, se tenha de ouvir uma voz brasileira, com o seu sotaque próprio, a indicar a melhor forma de ir do Cerro da Cabeça de Câmara ao Ameixial…

Gonçalo Mendonça joga nos Iniciados do Louletano. Médio por vocação, dotado de técnica apurada e de uma visão de jogo só ao alcance de privilegiados (os tais jogadores que também têm olhos na nuca), de uma qualidade e precisão de passe medida ao milímetro, de uma boa cobertura e proteção do esférico e de uma permanente movimentação oferecendo linhas de passe, Gonçalo Mendonça é dos jogadores com mais classe do futebol do Louletano.

Até porque se adicionarmos às qualidades que acabámos de referir, a capacidade de posicionamento, identificando e fechando os caminhos ao processo ofensivo do adversário e identificando e criando caminhos para a sua equipa poder atacar, entende-se melhor a importância do Gonçalo no jogo da sua equipa.

É um GPS, topo de gama, a iluminar o caminho a toda a equipa.

 

 

O frenesim de Simão Agostinho pelo golo

 

Nome: Simão Guerreiro Agostinho

Ano nascimento: 2005 (17 setembro)

 

 

Simão é um avançado móvel, de finos recursos técnicos, eletrizante, rápido e bom rematador, o que faz com que dê nas vistas na belíssima equipa de 2005 do Louletano.

Prevê-se, daí, que Simão poderá atingir patamar alto no mundo do futebol, integrando uma equipa que, no futebol 11, claro, alinhe preferencialmente em 4x4x2. Encaixará na perfeição.

Mas é claro que ao longo deste seu processo formativo, Simão tenha que evoluir noutras posições, procurando a equipa técnica do Louletano desenvolver ao máximo as suas capacidades. Daí que Simão não destoa jogando nas alas e está a melhorar a olhos vistos alinhando como ponta-de-    -lança fixo. Repete-se: não é onde se sente mais à vontade, mas qual o treinador que não gostará de ter, futuramente, na sua equipa um avançado com tantas valências?

É que Simão tem uma paixão, diríamos mesmo, uma obsessão pelo golo. A solução primeira é o remate ao golo. Desde a mais tenra idade que assim o é. Hoje, mais crescido, está menos egoísta, mas nota-se essa sofreguidão, nota-se essa fixação.

O que, por vezes, leva-o a não decidir os lances da forma mais correta. É verdade. Mas esta é uma situação que com o amadurecimento será progressivamente ultrapassada. Até lá, e como diz o sábio povo lusitano, há que aceitar e respeitar os excessos do artista, neste caso de nome Simão.