Os deputados do CDS na Comissão de Saúde, Teresa Caeiro, eleita por Faro, Isabel Galriça Neto, Álvaro Castello-Branco e Patrícia Fonseca, questionaram hoje o Governo, pedindo justificação para que as consultas médicas estejam a ser realizadas à chuva nas USF Lauroé, em Loulé, e na USF de Albufeira.
Estando os contentores onde as consultas são realizadas, há bastante tempo, em condições de profunda degradação, os deputados do CDS querem saber por que motivo não foi ainda resolvido este problema e, ainda, que medidas vai o Ministro da Saúde tomar, de imediato, para assegurar que estas consultas são realizadas com as condições, qualidade e segurança exigíveis.
De acordo com uma denúncia tornada pública pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), estão a ser realizadas consultas médicas à chuva na USF Lauroé, em Loulé, e em dois gabinetes da USF de Albufeira.
Esta situação prende-se com facto de estas consultas se realizarem em contentores que não reúnem as condições mínimas nem de segurança, nem de conforto, tanto para os utentes, como para os profissionais.
Acresce que existem, também, diversas infiltrações nestes contentores, que estão a comprometer o sistema elétrico e os equipamentos informáticos.
Ora, para qualquer utente e para qualquer profissional, a falta de condições mínimas para a prestação de cuidados de saúde é absolutamente inaceitável e inadmissível. É impossível assegurar, nestas condições, a qualidade mínima na prestação de cuidados de saúde.
Nesse sentido, o Grupo Parlamentar do CDS-PP entende ser da maior urgência um esclarecimento por parte da tutela.
Por: CDS - PP