PSD defende saúde dos louletanos há muito tempo e com obra feita

17:29 - 19/12/2016 POLÍTICA
O PSD Loulé congratula-se com o rápido arranjo do telhado da Unidade de Saúde de Saúde de Loulé, evitando assim a situação humilhante em que os utentes eram atendidos e pouco digna para os médicos e enfermeiros e restantes trabalhadores, obrigados ao uso do chapéu de chuva dentro das instalações, para evitar as infiltrações.

Contudo, é de lamentar que o nosso concelho seja notícia por este motivo, sendo que os louletanos não mereciam a degradação a que chegaram estes serviços essenciais para a população.

Apesar da rapidez com que a Administração Regional de Saúde do Algarve reagiu, iniciando as obras logo que a situação veio a público, importa esclarecer que o atual executivo municipal socialista, liderado pelo Dr. Vítor Aleixo, tem a responsabilidade de, ao longo deste mandato, pouco ou nada ter feito sobre esta matéria.

O Sr. Presidente da Câmara apressou-se a responder ao PSD Loulé através de um esclarecimento que, ao invés de esclarecer, mistifica a situação, tentando fazer crer que houve – ou haverá – obra feita.

Afinal, foi no mandato do Dr. Seruca Emílio que foi aprovado o Protocolo de Cedência de Terreno entre a Câmara Municipal de Loulé e a ARS do Algarve, IP, para a construção de raiz de um edifício de saúde que englobasse a Unidade de Saúde Familiar de Loulé, uma Unidade de Cuidados Continuados de Saúde na comunidade e ainda a Sede do Agrupamento dos Centros de Saúde do Algarve Central.

A câmara liderada pelo PSD cedeu em 2010 um lote em frente ao Tribunal de Loulé, com uma área de 607 m2, que permitiria uma área de construção de 2733 m2. Foram estas informações que o Dr. Vítor Aleixo escamoteou no seu “esclarecimento” sobre a situação da saúde no nosso concelho.

Mas não foi só esta a iniciativa da Câmara liderada pelo PSD e as obras aí estão, para não haver enganos: Implementou desde 2002, a Unidade Móvel de Saúde, um recurso muito importante para as populações rurais do concelho, bem como a Criação Posto Médico para funcionários da Autarquia

Outra das marcas do executivo do PSD na Câmara Municipal de Loulé, na área da saúde foi a reabilitação, com o apoio de mais de um milhão de euros da edilidade, do antigo Hospital da Misericórdia de Loulé, hoje Hospital de Loulé.

Mencione-se e ainda, em termos de melhorias significativas para o setor saúde para toda a região do Algarve, a disponibilização do terreno para a construção do Laboratório de Saúde Pública, no âmbito do projeto do Parque das Cidades.

Finalmente, o PSD sempre defendeu a criação do Hospital Central do Algarve e estranha o facto de a nova unidade de saúde do Algarve, anteriormente classificada em segundo lugar na lista das prioridades das construções hospitalares, ter sido preterida e nem sequer ser mencionada entre as novas unidades de saúde que vão ser lançadas em 2017, conforme declarações do atual ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, durante o debate na especialidade do Orçamento do Estado do próximo ano.

Embora o investimento privado na saúde tenha aumentado e seja importante, o PSD Loulé considera que não substitui a construção do hospital central, perante a crónica falta de recursos humanos e os equipamentos obsoletos do setor público na região, desde há muito conhecidos.

Para o PSD, a construção do Hospital Central com valências diferenciadas é decisiva para afirmação do Centro Académico Clínico, recentemente criado pela Universidade do Algarve e é indispensável para o futuro da região.

 

Por: PSD Loulé