Equilíbrio no dia em que o hino nacional ecoou em Sangalhos

16:38 - 24/07/2014 DESPORTO
Campeonato da Europa de Ciclismo de Pista

O segundo dia do Campeonato da Europa de Pista, hoje disputado no Velódromo Nacional, Sangalhos, Anadia, ficou marcado pela conquista da primeira medalha de ouro do ciclismo de pista luso e pelo equilíbrio no cômputo geral da competição.

Ao contrário do que sucedera na jornada inaugural, em que a Rússia açambarcara quatro das seis medalhas de ouro, hoje os títulos europeus distribuíram-se por sete países diferentes, apesar de os russos ainda serem os mais “dourados”, com a vitória nas provas de velocidade individual júnior e de velocidade por equipas na categoria de sub-23.

A corrida de velocidade por equipas feminina assistiu a um duelo entre as russas Anastasia Voinova e Daria Shmeleva e as holandesas Yesna Rijkhoff e Elis Ligtlee, com triunfo das primeiras. Em terceiro colocou-se a equipa britânica. Na corrida de velocidade individual júnior, a russa Tatiana Kiseleva bateu a alemã Emma Hinze na final, relegando a belga Micky Degrendele para o degrau mais baixo do pódio.

Depois de colecionar títulos europeus individuais, o suíço Stefan Küng contribuiu hoje para a vitória do quarteto helvético na disciplina de perseguição coletiva na categoria de sub-23. A Rússia foi a vice-campeã e a Alemanha encerrou o pódio. Ainda em sub-23 masculinos, mas em velocidade por equipas, registou-se o triunfo da Holanda diante da seleção polaca. O bronze viaja para a Alemanha.

A germânica Mieke Kroger ganhou a medalha de ouro na disciplina de perseguição individual na categoria de sub-23, tendo como companheiras de pódio a russa Alexsandra Goncharova, segunda classificada, e a belga Lotte Kopecky, terceira.

Em juniores masculinos o destaque vai para a vitória de Ivo Oliveira em perseguição individual, diante do gaulês Corentin Ermenault. O terceiro foi o polaco Daniel Stanieszewski. Jorge Magalhães também correu em perseguição, sendo o 31.º classificado na corrida de qualificação.

Na mesma categoria etária, o checo Jiri Janoser triunfou na corrida de 1 km contrarrelógio, diante do holandês Sam Ligtlee e do alemão Aaron Reiss, segundo e terceiro, respetivamente. Rui Oliveira alcançou um excelente quinto posto, só a 480 milésimos da medalha de bronze. Após a prova caiu, mas as lesões não têm gravidade, não passando de escoriações. Francisco Campos também correu esta prova, que acabou na 21.ª posição.

A única medalha de ouro que a Grã-Bretanha conseguiu até ao momento foi na prova de perseguição por equipas feminina na categoria de juniores, numa corrida em que as britânicas derrotaram as polacas. A formação francesa conseguiu a medalha de bronze.

 

Por UVP - FPC