«AQUI HÁ SÁBADO» TEM DUAS SESSÕES EM JANEIRO

13:36 - 05/01/2017 SILVES
A rubrica «Aqui há sábado» regressa à Biblioteca Municipal de Silves nos dias 7 e 14 de janeiro, sempre às 15h30.

Vanda Cabrita trará "Frederico", a todas as crianças entre os 5 e os 10 anos que se inscrevam para participarem nesta ação, que decorrerá no dia 7 de janeiro na Sala da Hora do Conto.

A mediadora de leitura da BMS, que está ligada a diversos projetos de promoção da leitura para crianças do 1º ciclo, explorará a história de Frederico, um ratinho que integra uma família de ratos que recolhe provisões e todos trabalham, todos exceto este ratinho, que aparentemente não faz nada, mas que também aprovisiona: raios de sol, cores, palavras... Quando chega o inverno, comprova-se que o seu labor poético foi imprescindível para os ratos suportarem melhor a crueza da estação. "Frederico" é obra de Leo Lionni, importante autor contemporâneo holandês de obras infantis e foi aconselhado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL)|LER+.

O “Aqui há sábado” contará, ainda, com outra sessão, animada por Fernando Simões, que proporá a obra “Zebra Camila”, de Marisa Núñez, igualmente para crianças dos 5 aos 10 anos. O animador, que está ligado a diversos projetos de promoção da leitura para famílias, crianças do ensino pré-escolar e do 1º ciclo, trará a obra da autora galega que trabalha há vários anos como educadora de infância, sendo especialista em animação à leitura, para as crianças que participarem na atividade. O livro contará a história de Camila, uma zebra que vivia num pais onde o vento era muito batido e tinha de ter cuidado para não perder as suas roupas. Mas um dia, fica sem as suas riscas e vai contar com a ajuda de muitos amigos para as recuperar

Estas sessões de promoção da leitura são sempre apresentadas num formato de hora do conto seguida de um ateliê artístico na área da pintura ou escultura, buscando o enriquecimento dos sentidos implícitos e mais significativos da obra em análise. Brincando, promove-se o contacto com o livro, aumentando-se as competências das crianças, quer ao nível do léxico, da imaginação e da criatividade, bem como a proximidade entre pais e filhos, através da vivência de momentos únicos de afeto e convívio.

 

Por: CM Silves