Algumas turmas do 8.º e 9.º anos da Escola EB 2,3 João de Deus de São Bartolomeu de Messines começaram o corrente ano letivo sem professor da disciplina de Português, situação que se traduziu em óbvios prejuízos para os alunos dessas turmas.
Após uma intensa luta desenvolvida pelos pais e encarregados de educação, no início do 2.º Período o problema foi ultrapassado com a colocação de um docente.
Contudo, os alunos perderam as cerca de 50 aulas da disciplina de Português previstas para o 1.º Período, pelo que os pais e encarregados de educação manifestam uma legítima preocupação sobre o cumprimento do programa da disciplina.
Particularmente grave é a situação dos alunos da turma do 9.º ano, já que este é um ano de provas nacionais na disciplina de Português, sendo necessário garantir que os alunos terão uma adequada preparação para essas provas nacionais.
Assim, o Grupo Parlamentar do PCP, por intermédio do deputado Paulo Sá eleito pelo Algarve, dirigiu ao Ministro da Educação as seguintes perguntas:
1. Que medidas serão tomadas pelo Ministério da Educação para garantir o cumprimento do programa da disciplina de Português para os alunos da Escola EB 2,3 João de Deus que não tiveram aulas desta disciplina no 1.º Período?
2. No caso específico da turma do 9.º ano, que medidas serão tomadas pelo Ministério da Educação para garantir a adequada preparação dos alunos para as provas nacionais da disciplina de Português?
Por: GP PCP