Gémeos Oliveira estreiam-se com quarto lugar em madison

16:17 - 28/07/2014 DESPORTO
Campeonato da Europa de Ciclismo de Pista Sub-23 e Juniores

Os irmãos Ivo e Rui Oliveira voltaram a estar hoje em excelente plano no Campeonato da Europa de Pista para sub-23 e juniores, em Sangalhos, Anadia, conseguindo a quarta posição na disciplina de madison, na primeira vez que correram juntos nesta prova de duplas.

Numa final muito intensa, disputada a alta velocidade ao longo das 120 voltas à pista (30 quilómetros), os corredores portugueses conseguiram pontuar em três dos seis sprints, mas ficaram fora do pódio porque não conseguiram dobrar o pelotão, enquanto três duplas lograram atingir esse objetivo.

Os portugueses tiveram a desvantagem de serem das poucas seleções que não correram a final com duas equipas, o que os prejudicou em termos de jogo tático. A vitória nesta prova foi para a dupla russa formada por Nikolay Ilichev e Vitallii Ivshin. No segundo posto colocaram-se os suíços Patrick Müller e Nico Selenati, deixando a última vaga no pódio para os britânicos Joseph Evans e Joe Holt.

Andreia Alves foi a outra portuguesa que esteve em pista na jornada de encerramento do Europeu, terminando a sua participação nas seis provas de omnium para juniores no décimo lugar entre as 11 corredoras que iniciaram a participação. A vencedora foi a lituana Edita Mazureviciute. A britânica Grace Garner foi a segunda e a francesa Soline Lamboley fechou o pódio.

O Campeonato da Europa, que se realizou no Velódromo Nacional pelo quarto ano consecutivo, terminou neste domingo com um saldo altamente positivo para Portugal, que conquistou três medalhas. Ivo Oliveira sagrou-se campeão europeu de perseguição individual e foi terceiro classificado no omnium, na categoria de juniores, enquanto o irmão gémeo Rui Oliveira alcançou a medalha de bronze na disciplina de scratch.

Por: UVP - FPC