No próximo dia 18 de fevereiro, no Centro de Congressos do Arade, no Parchal, realiza-se a Gala de Encerramento de Lagoa «Cidade do Vinho 2016», em que será feito um breve balanço do ano e passado o testemunho a Madalena (Ilha do Pico – Açores), que será a «Cidade do Vinho 2017», terminando com um concerto de João Pedro Pais.
A Gala terá início a partir das 20.30h com uma prova de vinhos do Algarve promovida pela CVA - Comissão Vitivinícola do Algarve, onde quem for chegando poderá saborear o que de melhor se produz na nossa região em termos de vinhos.
Pelas 21.00h terá início a cerimónia oficial em que, para além de diversas intervenções das entidades presentes que promovem a atribuição do Galardão “Cidade do Vinho”, irão passar vídeos promocionais de Lagoa e da Madalena (Pico – Açores), serão projetadas imagens de balanço do que foi o ano de Lagoa “Cidade do Vinho 206”, terminando com a passagem da Bandeira da AMPV de Lagoa para a nova galardoada “Cidade do Vinho 2017”, Madalena.
Às 21h45 subirá ao palco João Pedro Pais num concerto musical com novos temas e recordando os que permanecem no ouvido de todos, a exemplo de atuações em anos anteriores, tanto do agrado dos Lagoenses.
Estará, assim, encerrado o ano de 2016. Entregue que foi o galardão, nem por isso Lagoa deixará de continuar a querer manter a sua caraterística de “capital” vinhateira.
Muito resumidamente, recorda-se que, no âmbito de Lagoa “Cidade do Vinho 2016”, foram realizados mais de uma centena de eventos, dos quais se destaca a FATACIL, com o relevo que deu ao vinho e à gastronomia, não só de Lagoa e do Algarve, mas também de quase todas as regiões do país. Lagoa afirmou-se como terra de vinha e de vinhos e dignificou uma atividade existente no Concelho há mais de 2.000 anos, dando visibilidade ao trabalho dos produtores de vinho de todo o Algarve e sensibilizando os responsáveis para o enorme potencial e importância do Enoturismo. Num empenho continuado, já está a ser preparada a terceira edição do “Lagoa Wine Show”.
Por: CM Lagoa