Apelido - Romeiro

10:10 - 19/02/2017 OPINIƃO
GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

Romeiro como apelido surgiu na Galiza (Romero), segundo linhagistas espanhóis.

Em Aragão tomou a forma de Romeu e o senhor de Ariza (Saragoça), em 1150 chamava-se assim. Pode até ser que se identifique com um dos seguintes...

 

Vindo da Galiza, Blasco Romeu, foi Mariorino (1162) de D. Afonso II de Aragão e participou na batalha de Cuenca (1191) com o seu familiar Gimeno Romeu.

Garcia Romeu, filho de Blasco, foi Rico-Homem de Aragão e esteve na batalha de Navas de Tolosa travada, em 1212, entre os exércitos dos Reis de Aragão, Navarra, Castela e Portugal, contra os Almoadas.

Garcia Romeu, com o pai homónimo, rompeu a estacaria defensiva Moura, em Navas de Tolosa. Posteriormente participou na tomada de Valença (1238). Foi casado com Teresa de Aragão (filha de D. Pedro III “o Grande” e de Inês Zapata de Catalayud).

Jaime Romeu y Aragon, filho dos anteriores, casou com Eleonor de Vera y Alcalá. Entrou na conquista do Castelo de Montesa, Valencia (1277), onde a Ordem de Montesa (1317) foi fundada (http://www.blasonari.net/apellido.php?id=808).

Os mais antigos do apelido no Algarve devem provir de Espanha. Vasco Anes da Romeira foi casado com Maria Lourenço (c.1475) em Moncarapacho e falecido em Tavira (http://gw.geneanet.org/).

Pedro Afonso Pires Romeiro (filho de Sebastião Afonso Pires e de Filipa Martins) nasceu em Moncarapacho, em 1542 e desposou Catarina Fernandes. Voltou a casar com Inês Martins (filha Francisco da Costa Pimentel e de Inês de Figueiredo Mascarenhas).

António Gonçalves Romeiro recebeu carta de brasão de armas (ver figura) em Mazagão, Marrocos, em finais do século XVII (Armorial Lusitano, 1961).

Joaquim Romero de Magalhães, nascido em 1942, é descendente de família Andaluza radicada em Loulé desde finais do século XIX. Historiador, deputado da Assembleia Constituinte (1975-76), secretário de estado de orientação pedagógica (1976-78) e comissário-geral para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses (1999-2002) dirige atualmente os Anais do Município de Faro.