Recentemente, uma delegação do PCP, integrando o deputado Paulo Sá eleito pelo Algarve, visitou a Escola EB1 Bom João, pertencente ao Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, tendo-se inteirado dos problemas que afetam esta escola.
Os técnicos que prestam apoio aos alunos com necessidades educativas especiais são insuficientes, já que os terapeutas da fala e ocupacionais dispõem de poucas horas para esse apoio e o Agrupamento tem apenas um psicólogo para cerca de 3.000 alunos.
A Escola dispõe de seis assistentes operacionais, quando precisaria de pelo menos mais dois. Esta falta de assistentes operacionais faz-se sentir também em todo o Agrupamento, pelo que a Direção não pode transferir estes profissionais de outras escolas para a Escola EB1 Bom João.
Há vários anos que o Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira pretende alargar a oferta da Escola EB1 Bom João ao pré-escolar, com a criação de turmas neste nível de ensino. De acordo com a Direção do Agrupamento, a Escola EB1 Bom João dispõe de um espaço onde poderia ser construído um edifício para o Jardim de Infância. Assinale-se que nesta zona da cidade de Faro (com muitos milhares de habitantes) não há oferta pública ao nível do pré-escolar.
Assim, o Grupo Parlamentar do PCP, por intermédio do deputado Paulo Sá, eleito pelo Algarve, questionou o Ministro da Educação, dirigindo-lhe as seguintes perguntas:
1. Reconhece o Governo que os técnicos que prestam apoio aos alunos com necessidades educativas especiais da Escola EB1 Bom João são insuficientes? Irá o Governo reforçar esses apoios, designadamente ao nível da terapia da fala e ocupacional? Irá o Governo aumentar o número de psicólogos no Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira?
2. Reconhece o Governo que no Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira e, em particular, na Escola EB1 Bom João, o número de assistentes operacionais é insuficiente? Irá ser feito um reforço de assistentes operacionais na Escola e no Agrupamento?
3. Por que motivo a oferta na Escola EB1 Bom João não é alargada ao pré-escolar, tendo em conta que na zona da cidade de Faro onde se situa esta Escola não há oferta pública nesse nível de ensino? Tenciona o Governo criar condições para que a Escola EB1 Bom João possa ter, também, um Jardim de Infância?
Por: GP PCP