O Dia Internacional da Mulher vai ser assinalado, de 8 a 12 de março, com várias manifestações culturais, promovidas pela Câmara Municipal, juntas de freguesia e diversas entidades em todo o concelho de Aljustrel.
A efeméride será, como habitualmente, recordada, no dia 8, das 9h30 às 12h00, com a distribuição às mulheres de flores e postais alusivos à data, no Mercado Municipal da vila mineira e na zona central de cada freguesia.
Em simultâneo, irá decorrer, no Mercado Municipal, a iniciativa “As Cruzadas das Mulheres”. Trata-se de um jogo que visa a sensibilização para a violência doméstica, organizado pelas técnicas do CLDS (Contrato Local de Desenvolvimento Social), numa parceria entre a Esdime (Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste) e o município de Aljustrel.
As comemorações prosseguem, às 15 horas, com a realização, na Biblioteca Municipal, de uma conferência sobre a mulher, que contará com a participação de Isabel Neves da CIG - Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.
De assinalar ainda, nesse dia, às 18 horas, a inauguração da exposição coletiva “Mulher” do Núcleo de Artes Visuais (NAVA), no Centro d’Artes, que ficará patente ao público até ao dia 31 de março.
Às 20 horas, terá lugar o Jantar Comemorativo do Dia da Mulher, organizado pela Associação de Solidariedade Social de São João de Negrilhos, no Centro Cultural desta freguesia.
Por fim, nos dias 11 e 12, serão promovidas pelas freguesias diversas atividades, para recordar este dia, que teve como origem as manifestações das mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto e, finalmente, adotado finalmente pelas Nações Unidas, em 1977, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres.
Por: CM Aljustrel