A 16.ª Feira do Queijo do Alentejo encerra com um balanço muito positivo

11:33 - 03/03/2017 ALENTEJO
A 16.ª Feira do Queijo do Alentejo encerrou com balanço muito positivo. É de realçar o aumento do espaço de expositores e designadamente de queijo ou com este produto relacionado e a forte afluência de visitantes durante os três dias, sobretudo no sábado e no domingo durante a tarde.

A apreciação feita por parte dos expositores e visitantes confirma a importante componente comercial deste certame e a boa organização dos espaços e funcionamento geral, assim como a programação cultural e as atividades complementares como foi o caso das oficinas práticas de gastronomia. Destaca-se, também, no sábado, a assinatura dos protocolos dos Centros de Competências da Agricultura Biológica e do Produtos em Modo de produção Biológico e do Centro de Competências das Plantas Aromáticas e Medicinais, com a presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural e de cerca de 60 parceiros envolvidos nos dois projetos.

A 16.ª Feira do Queijo do Alentejo abriu portas na sexta-feira dia 24, às 11h00, com 107 expositores e um programa intenso e diversificado de atividades para todas as idades, reforçando a sua dinâmica, com mais de 40 iniciativas e eventos que decorreram durante os três dias da Feira, onde se inclui o tradicional Encontro de Cante Alentejano, sempre com forte afluência de público. É de referir que esta dinâmica não se limita ao espaço do Parque de Feiras e Exposições de Serpa, alargando-se a todo o território concelhio, com destaque para o percurso feito com um rebanho de ovelhas pela cidade de Serpa, no sábado de manhã, e para a Semana Gastronómica do Queijo, que se realizou de 20 a 26 de fevereiro em todo o concelho.

Este ano a Feira foi visitada por investidores estrangeiros, no âmbito do projeto de internacionalização do queijo, que está a ser promovido pela APROSerpa - Associação de Produtores do Concelho de Serpa, com o apoio do município, tendo sido realizadas visitas às rouparias e a muitos expositores da Feira e sido estabelecidos contactos com vista à exportação de queijo e de outros produtos do concelho.

Em simultâneo, decorreu o 3º Concurso do Melhor Queijo da Feira do Queijo, que este ano contou com a participação de 16 produtores de queijo e com 45 queijos a concurso, em 6 categorias. Esta iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Serpa e Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja. Os resultados foram apresentados no Domingo à tarde, tendo sido atribuídos os prémios e os certificados de participação aos participantes (ver resultados em www.cm-serpa.pt ou no facebook Serpa Terra Forte).

 

Por: CM Serpa