Espanha e Islândia empatam a zero a fechar o grupo 2 da Algarve Cup

17:06 - 06/03/2017 DESPORTO
Islândia e Espanha empataram hoje a zero na terceira e última jornada do grupo 2 da Algarve Cup em futebol feminino, disputado em Vila Real de Santo António.

Apesar de já ter garantido o primeiro lugar do grupo 2, com as vitórias diante do Japão (2-1) e da Noruega (3-0) nas duas primeiras jornadas, a Espanha podia assegurar hoje uma presença na final da competição, em caso de nova vitória frente à Islândia, que lhe permitia terminar a fase de grupos como um dos dois melhores primeiros classificados e garantir, por essa via, a participação no jogo decisivo.

Mas foi a Islândia quem mais perto esteve de marcar, sobretudo numa primeira parte marcada pelo desacerto defensivo da formação espanhola, que terá agora de esperar pelos resultados dos outros grupos para saber se disputa a final.

Logo aos 11 minutos, a Espanha viu um livre direto apontado por Hallbera Gudny Gisladottir passar por toda a área sem que ninguém tocasse na bola, com esta a sair muito perto do poste esquerdo da baliza da guarda-redes Maria Asunción Goi, que apenas pôde acompanhar a trajetória com os olhos.

Aos 08 minutos, surgiu a principal oportunidade espanhola do primeiro tempo, com Sonia Bermudez Tribano a acertar na barreira de jogadoras islandesas que povoavam a pequena área, na transformação de um livre indireto a punir um atraso de uma defesa islandesa para a sua guarda-redes, assinalado perto da linha da pequena área.

Aos 32 minutos, a Islândia teve a mais clara oportunidade de golo de todo o primeiro tempo, quando Fanndis Fridriksdottir ficou isolada frente à guarda-redes espanhola, mas não consegui marcar o golo, por culpa de uma boa defesa de Asunción Goi que conservou o 0-0.

Já com a suplente Esther Ayuso na baliza espanhola, após substituir Asunción Goi ao intervalo, a Espanha entrou para o segundo tempo sem conseguir acertar no ataque e, aos 60 minutos, só não ficou em desvantagem porque a árbitra ruandesa Mukansanga Salima anulou um golo por fora de jogo à Islândia.

A Espanha procurava sair a jogar e trocar a bola, mas as tentativas chocavam quase sempre no acerto defensivo e na pressão das jogadoras da Islândia, que vinha de uma empate (1-1) frente à Noruega e uma derrota (2-0) diante do Japão e procurava nesta última jornada do grupo garantir o terceiro posto.

Até final, a Espanha tentou chegar ao golo que lhe garantia a presença na final sem depender de outros resultados, mas não conseguiu desfazer o “nulo” com que se chegou a final do tempo regulamentar.

 

Jogo disputado no complexo desportivo de Vila Real de Santo António.

Islândia – Espanha, 0-0.

 

Equipas:

- Islândia: Sonny Lara Thrainsdottir, Sif Atladottir, Arna Sif Asgrimsdottir (Glodis Perla Viggosdottir, 59), Grunnhildur Yrsa Jonsdottir (Margret Lara Vidarsdottir, 85), Sara Bjork Gunnarsdottir, Hallbera Gudny Gisladottir, Elin Metta Jensen (Sigridur Lara Gardarsdottir, 59), Katrin Asbjornsdottir (Berglind Bjorg Thorvaldsdottir, 72), Elisa Vioardottir (Rakel Honnudottir, 85), Ana Bjork Kristjansdottir e Fanndis Frisriksdottir (Gudmunda Brynja Oladottir, 72).

(Suplentes: Gudbjorg Gunnarsdottir, Sandra Sigurdardottir, Glodis Perla Viggosdottir, Thelma Bjork Einarsdottir, Sigridur Lara Gardarsdottir, Margret Lara Vidarsdottir, Digny Brynjarsdottir, Malfridur Erna Sigurddardottir, Gudmunda Brynja Oladottir, Berglind Bjorg Thorvaldsdottir, Dora Maria Larussdottir e Rakel Honnudottir).

Treinador: Freyr Alexandersson.

- Espanha: Maria Asunción Goi (Esther Ayuso, 46), Andrea Sanchez Fal, Virginia Torrecilla Reyes (Olga García Perez, 62), Marta Corredera Rueda, Sonia Bermudez Tribano (Silvia Meseguer Bellido, 62), Patricia Guijarro Gutierrez, Maria Victoria Gomez, Alexandra López Rosillo, Marta Torrejón Moya (Ivana Andrés Sanz, 46), Irene Paredes Hernandéz e Maria Caldentey Oliver.

(Suplentes: Sandra Paños, Esther Ayoso, Leila Ouahabi El Ouahabi, Andrea Pereira Cejudo, Ivana Andrés Sanz, Verónica Giadans, Jennifer Hermoso Fuentes, Alexia Putellas Segura, Silvia Meseguer Bellido, Olga Garcia Pérez, Amanda Sampedro Bustos e Maria Pilar León Cerbian).

Treinador: Jorge Vilda.

 

Árbitra: Mukansanga Salima (Ruanda).

Ação Disciplinar: Cartão amarelo para Fanndis Fridriksdottir (43).

Assistência: Cerca de 200 espetadores.

 

Por: Lusa