Rastreios gratuitos, palestras temáticas, workshops, ações de sensibilização e atividades ao ar livre são algumas das propostas do Centro Hospitalar do Algarve para assinalar o Dia Nacional do Doente com AVC, já nos próximos dias 31 de março e 1 de abril.
Em Faro, o rastreio aos fatores de risco vascular tem início logo no dia 31 pela manhã, a partir das 8h00 no Jardim das Figuras, junto ao centro comercial Fórum Algarve. Também o Mercado de Santo Amaro, em Lagos, vai acolher, a partir das 9h30, uma ação de sensibilização e aconselhamento sobre o AVC.
Para as 11h30,no auditório da unidade de Faro do CHAlgarve, está agendada uma palestra sobre o tema «Acidente Vascular Cerebral – O que é? Sinais e sintomas», proferida pela médica Joana Pestana, Coordenadora da Via Verde do AVC no CHAlgarve, e pela enfermeira Ana Agostinho, do Serviço de Urgência. A sessão de abertura conta com a presença do Presidente da ARS Algarve, Paulo Morgado, e dos representantes do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve, nomeadamente o seu Presidente, Joaquim Ramalho, o Diretor Clínico, Carlos Santos, e o Enfermeiro Diretor, Nuno Murcho. Estarão ainda presentes a Diretora do Serviço de Medicina 1 e da Unidade de AVC, Ana Lopes, e a Coordenadora da Unidade de AVC, Ana Paula Fidalgo.
Para além dos rastreios, das ações de sensibilização e da palestra temática, o programa contempla ainda piquenique a ter lugar no Parque de Lazer das Figuras, a partir das 13h00. A parte da tarde, a partir das 14h30, é dedicada aos conteúdos práticos num workshop sobre «Pontos base de agilização da Via Verde do AVC», a decorrer no auditório do Hospital de Faro.
Para o dia 1 de abril e, num programa dedicado a toda a família, está programada uma caminhada no percurso do Parque Ribeirinho de Faro. Durante esta iniciativa ao ar livre, os profissionais de saúde irão fazer várias paragens e alertar para a importância do exercício físico.
Por: SNS