Seleção do Norte vence ‘All-Star Game’ e Bryce Douvier Jogador Mais Valioso

21:48 - 09/04/2017 DESPORTO
A Seleção do Norte venceu hoje a edição de 2017 do «All-Star Game» em basquetebol, após bater a congénere de estrelas do Sul por 95-90, em jogo realizado num Pavilhão de Albufeira repleto de público.

O norte-americano Bryce Douvier, da seleção nortenha e pedra basilar da Ovarense, foi eleito o Jogador Mais Valioso do evento, ao somar um 'duplo-duplo' (23 pontos e 10 ressaltos).

"É uma honra estar aqui. Foi uma grande experiência para mim", disse no final da partida Douvier, enquanto o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, salientou "que o All-Star Game veio para ficar. As pessoas estavam à espera de espetáculo e houve todos os ingredientes para que isso acontecesse".

O Jogo das Estrelas foi algo 'morno' e com os basquetebolistas a terem essencialmente a preocupação em não contraírem lesões, especialmente os que integram as equipas de Benfica e FC Porto, conjuntos que se defrontam na próxima sexta-feira na Luz, em embate da sétima jornada da segunda fase da Liga.

A Seleção do Norte esteve em vantagem em grande parte do duelo, apesar do rival do Sul ter equilibrado sempre o encontro durante a primeira parte, altura em que estava em vantagem por dois pontos (43-41).

O conjunto orientado por Moncho López foi mais coletivo a rodar a bola - somou 22 assistências contra 13 dos 'sulistas' - e mais eficaz a atacar o cesto, nomeadamente nos lançamentos triplos anotados, com 14/32 (43,8%), contra 10/38 (27,8%) da Seleção do Sul.

Os extremos James Eliisor (17 pontos e quatro ressaltos), pelo Norte, e Carlos Morais (22 pontos, seis ressaltos e quatro assistências), do Sul, travaram um interessante duelo particular que chegou a empolgar os adeptos.

No último período, os homens do norte descolaram no marcador, chegaram a deter 16 pontos de vantagem (94-72) e acabaram por sentenciar a partida das estrelas.

No concurso de lançamentos triplos, Tomás Barroso, do Benfica, foi o grande vencedor, superando na final o norte-americano Andrew Ferry, do Vitória de Guimarães. Um sucesso exuberantemente festejado pelos adeptos, pois Barroso é natural de Albufeira e estava a jogar em casa.

O concurso de afundanços foi espetacular e colocou na final Jean Jacques (Galitos do Barreiro) e Raven Barber (Benfica). E acabou por vencer o filho de Jean Jacques Conceição, antigo internacional angolano e jogador do Benfica.

O espetáculo também teve um momento de 'frisson', quando, no final da primeira parte, o cesto tombou após um afundanço mais poderoso de Douvier.

Jogo realizado no Pavilhão de Desportos de Albufeira.

Seleção Norte - Seleção Sul: 95-90.

Ao intervalo: 41-43.

Sob arbitragem de Fernando Rocha, Sérgio Silva e Nuno Monteiro, as equipas alinharam e marcaram:

- Seleção Norte: Nick Novak (11), José Silva (11), James Ellisor (17), Arnette Hallman e Miguel Queiroz (2). Jogaram ainda: José Barbosa, Victor Moses (8), Pedro Pinto(7), Nikola Tadic (4), Andrew Ferry (7), Pedro Catarino (5) e Bryce Douvier (23).

Treinador: Moncho López.

- Seleção Sul: Tomás Barroso (6), Carlos Morais (22), Jacques Conceição (12), Fábio Lima (5) e Raven Barber (6). Jogaram ainda: Alex Marzette (14), Khyle Marshall (11), António Monteiro (6), Tiago Pinto (2), Hélder Carvalho, Andrew Guillory (4) e Stephen Grosey (2).

Treinador: Carlos Lisboa.

 

Marcha do marcador: 22-22, 41-43, 70-66 e 95-90.

Assistência: cerca de 1.500 espetadores.

 

Por: Lusa