Por proposta da Direção e Comando da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagoa, a Liga dos Bombeiros Portugueses atribuiu ao Presidente da Câmara, Francisco Martins, a Medalha de Serviços Distintos – Grau Ouro, que se destina a galardoar indivíduos e entidades, Associações e Corpos de Bombeiros,...
... pela prática de serviços distintos que contribuíram, com notável evidência, para o engrandecimento e prestígio das instituições de socorrismo.
A entrega da distinção foi realizada na cerimónia – que se seguiu ao hastear da bandeira no Quartel dos Bombeiros, no dia 24 de abril, pelas 21 horas – presidida pelo Vice-Presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, Rodeia Machado, na presença de diversas entidades e do Corpo de Bombeiros.
Na ocasião, Rodeia Machado agradeceu, pessoalmente e em nome da Liga dos Bombeiros Portugueses, o caráter do Presidente Francisco Martins, elogiando uma vez mais a forma como vê o trabalho da “sua” Corporação de Bombeiros, que será um exemplo a seguir noutras latitudes.
Francisco Martins, respondendo com emoção, disse não ser merecedor da condecoração, limitando-se a considerar o que faz não como apoio mas sim como o sentir o dia a dia da Corporação – até em termos pessoais pois conhece há muito tempo quase todos os Bombeiros e com eles comunica com frequência – aproveitando para anunciar a aquisição pela Câmara Municipal do sistema tecnológico mais evoluído, através de drones, que permitirá criar melhores e mais rápidas condições de monitorização das situações que surjam e que será disponibilizado pela autarquia à Corporação. Terminou agradecendo a todos o reconhecimento que não é só pertença pessoal mas sim de toda uma equipa que com ele trabalha.
Na mesma cerimónia foram condecorados com a Medalha de Assiduidade – Grau Ouro, por 15 anos de bom e efetivo serviço:
– Oficial Bombeiro de 1ª – Carla Margarida Santos Costa
– Bombeiro de 2ª – Edgar Filipe Chagas Guerreiro
– Bombeiro de 2ª – José Pedro Gouveia da Silveira
– Bombeiro de 3ª – Manuel Fernando Gracias Faleiro.
Por: CM Lagoa