O edifício das conservatórias de Portimão, no centro da cidade, estará encerrado a partir de hoje devido ao alerta de risco de desmoronamento que hoje levou a evacuar o prédio, disse à Lusa a presidente da autarquia.
"Decidimos encerrar o edifício por prevenção e vamos notificar os proprietários de todas as frações para fazerem uma investigação mais aprofundada para saberem se podem ou não reabrir o prédio", disse Isilda Gomes, frisando que não assume a responsabilidade pela segurança do prédio.
Segundo a presidente da Câmara de Portimão, a peritagem ao edifício indica que neste momento "não estão garantidas as condições de segurança" e a autarquia já informou o Ministério da Justiça de que tem um espaço alternativo para o qual os serviços se podem mudar temporariamente.
"Já coloquei à disposição do Ministério da Justiça um espaço alternativo, uma escola desativada na cidade, que poderão ocupar se for preciso, mas também sei que o próprio ministério tem outros espaços", afirmou.
O prédio, de quatro pisos e onde funcionam as conservatórias, escritórios de advogados e lojas, apresenta algumas fissuras e foi hoje detetado pelos funcionários que uma parte do pavimento estava levantada, o que os levou a darem o alerta às autoridades.
As pessoas que se encontravam no edifício foram retiradas e peritos do serviço municipal de Proteção Civil estiveram a fazer uma avaliação técnica para observar as condições de habitabilidade.
O prédio é privado e a administração irá ser notificada para proceder aos arranjos necessários.
Por:Lusa