Encontram-se abertas as candidaturas para os médicos especialistas com disponibilidade para desempenhar funções na Região do Algarve durante o período de Verão, no âmbito do modelo excecional de mobilidade de pessoal médico, com vista a reforçar os cuidados de saúde no Algarve, até 30 de setembro de 2017, de acordo com o Despacho n.º 5079/2017, publicado em Diário da República esta quarta-feira, 7 de junho.
Com esta medida, o Ministério da Saúde pretende reforçar, durante o período estival de 2017, a assistência médica da região do Algarve, sem, no entanto, comprometer o regular e normal funcionamento dos demais serviços e estabelecimentos de saúde
Este modelo de mobilidade agiliza o procedimento de colocação de médicos especialistas, em particular em situações em que se revelem indispensáveis para a adequada cobertura de cuidados, assegurar a constituição de escalas de urgência e aumentar a assistência médica, recorrendo à mobilidade, nomeadamente à mobilidade parcial prevista na lei, assegurando desta forma o número de médicos indispensáveis para a prestação de cuidados de saúde com qualidade.
A adesão a este regime, designado «Reforço à Assistência Médica no Algarve durante o período de verão» é voluntária, dependendo sempre da apresentação de candidatura por parte do médico especialista interessado, mediante preenchimento do formulário disponibilizado pela ARS Algarve.
As candidaturas dispensam o acordo do órgão ou serviço de origem, e conferem ao médico o direito ao pagamento das ajudas de custo e eventuais despesas de transporte.
Os médicos especialistas interessados em prestar funções em serviços e estabelecimentos de saúde ao abrigo do presente despacho, devem apresentar a sua candidatura, mediante preenchimento do formulário, o qual deve ser remetido para o seguinte endereço eletrónico: ramadv@arsalgarve.min-saude.pt.
Formulário de Candidatura
Nota: O formulário deverá ser preenchido manualmente, datado, assinado pelo candidato e enviado, conforme o indicado no respetivo despacho.
![](/files/images/Quadro%20A%20Voz%20do%20Algarve%283%29.jpg)
Nota: Não obstante as especialidades indicadas, serão aceites candidaturas de outras especialidades, sujeitas porém a avaliação das necessidades supervenientes.
Por: ARS Alg