GP PCP: pergunta ao Governo sobre a construção de moradias de luxo muito próximo do mar na Praia da Galé (Oeste), concelho de Albufeira

14:38 - 09/06/2017 POLÍTICA
Recentemente, na Praia da Galé (Oeste) foram colocados à venda vários lotes para a construção de moradias de luxo muito próximo do mar, com localização dada pelas coordenadas (37.0854, -8.3219).

Logo após os eleitos da CDU terem levantado esta questão na Assembleia Municipal de Albufeira, a placa anunciando a venda dos lotes foi retirada, mas os lotes continuam delimitados por cercas.

Perante a possibilidade de construção de moradias de luxo muito próximo do mar, numa zona dunar de grande sensibilidade, interessa conhecer a posição do Ministério do Ambiente.

Lembra-se, a este propósito, que ainda recentemente o Governo, por intermédio do Ministério do Ambiente, mandou demolir habitações nos Hangares e no Farol (Ilha da Culatra), alegadamente por estas se encontrarem demasiado perto da linha de água. Estas moradias de luxo na Praia da Galé (Oeste) não ficariam também demasiado perto da linha de água? Tal proximidade da linha de água só constitui um problema se as construções forem modestas? Se forem moradias de luxo já não há problema?

Assim, o Grupo Parlamentar do PCP, por intermédio do deputado Paulo Sá eleito pelo Algarve, questionou o Ministro do Ambiente, dirigindo-lhe as seguintes perguntas:

1.      Confirma o Governo que existe a intenção de construir moradias de luxo muito próximo do mar na Praia da Galé (Oeste)?

2.      Qual a posição do Governo sobre este assunto, sabendo-se que ainda recentemente mandou demolir pequenas habitações na Ilha da Culatra, alegadamente por estas se encontrarem demasiado perto da linha de água? Aplica o Governo o mesmo critério quando se trata de moradias de luxo?

 

Por: GP PCP