Galego confirmou favoritismo no contrarrelógio
Gustavo Veloso venceu o contrarrelógio da penúltima etapa da 76ª Volta a Portugal Liberty Seguros, ao completar os 28,9km entre Oleiros e a Sertã em 35 minutos e 7 segundos. Com uma média “foguete” de 49 Km/h, Veloso deixou o segundo classificado, Victor de La Parte (Efapel/Glassdrive) a distantes 55 segundos e o terceiro, Stefan Shumacher (Christina Watches) a 1’18.
Com a vitória deste sábado, o galego da OFM/Quinta da Lixa está a um pequeno passo de vencer a prova rainha do ciclismo nacional, porque a faltar a derradeira etapa tem uma vantagem de 2 minutos sobre o segundo classificado Rui Sousa (Rádio Popular) que já admitiu que o adversário esteve melhor nos últimos dias.
Na hora de comemorar, Gustavo Veloso não esqueceu o compatriota e companheiro de equipa de equipa, Delio Fernandez que subiu à terceira posição da classificação geral. “Fico muito contente por ele porque merece. No fundo, penso que os três homens mais fortes da Volta são os que vão ocupar os três primeiros lugares.” Feliz mas cauteloso, o galego não quer antecipar a festa. “Ganhei o contrarrelógio, mas a Volta só está ganha amanhã (domingo). Não gosto de antecipar os acontecimentos. O pódio da Volta não é hoje. O que está claro é que todo o esforço da equipa valeu a pena”, afirmou Veloso, que, para além de reforçar a Camisola Amarela Liberty Seguros, na Sertã, ficou na liderança da classificação por pontos Camisola Vermelha Banco Bic.
Longe de ser especialista na luta contra o cronómetro, Rui Sousa (Rádio Popular) foi o melhor português, este sábado, ao gastar mais 1 minuto e 32 segundos que Veloso. Na luta pela classificação dos corredores mais jovens e fruto de um bom resultado, mesmo com necessidade de trocar de bicicleta durante a prova devido a varia, David Rodrigues (Seleção Nacional) envergou a Camisola Branca RTP.
10ª Etapa – 10 agosto 2014 Burinhosa – Lisboa (167,1 km) Hora de Partida: 12h30
Relembrar Agostinho
Falta apenas uma etapa para terminar a 76ª Volta a Portugal Liberty Seguros. Lisboa aguarda com expectativa a caravana depois de quase duas semanas de competição. A pequena aldeia da Burinhosa no concelho de Alcobaça estreia-se este ano na Volta e vai aplaudir o início dos últimos quilómetros de competição.
Antes das emoções finais no circuito lisboeta, a caravana vai homenagear Joaquim Agostinho na passagem pela terra Natal do malogrado campeão. Cerca das 15h20, junto à estátua de Agostinho, em Torres Vedras, Joaquim Gomes, diretor de corrida, vai antecipar-se à frente de corrida e na figura do irmão de Agostinho, Alfredo Agostinho, vai oferecer-lhe um exemplar do relógio Festina comemorativo da Volta a Portugal. Quando passam 30 anos do desaparecimento do mítico corredor português junta-se a esta homenagem a Torcida Verde, uma das claques do Sporting Clube de Portugal, a equipa de sempre de Joaquim Agostinho. Elementos da claque vão estar junto à estátua do “melhor de todos os tempos” para evocar e relembrar a bravura e os feitos de Agostinho.
Já na capital, a Volta vai percorrer algumas das principais artérias da cidade como a Avenida da Liberdade, Avenida Fontes Pereira de Melo, Avenida da República, Rossio, Restauradores e o Marquês de Pombal onde serão coroados os vencedores da 76ª Volta Portugal Liberty Seguros.
Trânsito Condicionado em Lisboa
Para garantir a segurança dos corredores na chegada à capital, este domingo, serão efetuados alguns cortes de trânsito. Entre o Rossio e o Marquês de Pombal o trânsito estará cortado a partir das 7h00 até ao final da cerimónia de pódio cerca das 18 horas. A partir das 13h00 a circulação será encerrada entre o Campo Pequeno e o Rossio mas os condicionalismos vão sentir-se também na Calçada de Carriche entre as 16h00 e 17h00 quando o pelotão passar na direção de Lisboa.
Veja as Classificações
Por: Volta a Portugal