PDR 2020: candidaturas abertas para ações de formação em explorações florestais

12:39 - 31/07/2017 ATUALIDADE
O período de apresentação de candidaturas à Operação 2.1.1 “Ações de Formação” do PDR 2020 encontra-se aberto até ao próximo dia 28 de setembro.

As candidaturas apresentadas devem promover a formação específica dirigida a ativos das explorações florestais e de entidades gestoras de ZIF – Zonas de Intervenção Florestal. A dotação orçamental para esta ação é de 600 mil euros.

Podem candidatar-se a este apoio, nas ações de formação base, as entidades do sector público ou privado, reconhecidas como entidades formadoras. Nas ações de formação específica, entidades do sector público ou privado.

Na Operação 2.1., o público-alvo para as ações de formação base são jovens agricultores em instalação com projeto de instalação aprovado no PDR 2020 e jovens agricultores com projeto de instalação aprovado ao abrigo do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente 2007 -2013 (PRODER), com projetos de investimento aprovados a partir de 1 de janeiro de 2013.

Para a formação específica, a Ação destina-se a quadros técnicos que intervêm no sector agrícola, agro-alimentar ou florestal, nas atividades de apoio técnico e ativos de explorações agrícolas ou florestais e de empresas agro-alimentares com atividades na produção de produtos enumerados na lista constante do anexo I do TFUE, e de entidades gestoras de zonas de intervenção florestal.

13 cursos

“Este conjunto de 13 cursos de formação tem a sua génese num diagnóstico realizado pelo ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e pela DGADR – Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, juntamente com parceiros do sector florestal, do qual resultou o elenco de necessidades de formação dos agentes do sector e a identificação das áreas temáticas formativas consideradas prioritárias”, diz fonte do Ministério da Agricultura.

 

Por: Agricultura e Mar Atual