Gémeos Oliveira conquistam bronze em madison

14:15 - 12/08/2014 DESPORTO
A participação da Seleção Nacional/Liberty Seguros no Campeonato do Mundo de Pista para juniores, em Gwang Myeong, Coreia do Sul, terminou hoje da melhor forma, com os gémeos Ivo e Rui Oliveira a conquistarem a medalha de bronza na disciplina de Madison.

A última corrida com participação lusa neste Mundial foi mais um momento de superação dos irmãos Oliveira, que, na segunda vez que competiram em madison – a estreia aconteceu, no mês passado, com o quarto lugar no Europeu de Anadia – chegaram ao pódio.

A dupla portuguesa concluiu a competição com nove pontos, menos três do que a equipa neozelandesa, que conquistou o ouro, e menos dois do que os alemães, que conseguiram a medalha de prata.

“Queríamos entrar na corrida sem cometer erros técnicos. Sabíamos que se fôssemos pontuando nos sprints conseguiríamos discutir a corrida. À medida que a prova se desenrolou, com muita fadiga de todos, evitámos que a Austrália e a França ganhassem uma volta de avanço. O Ivo e o Rui estiveram muito bem e deram tudo para conquistar a medalha, numa corrida extremamente dura e intensa”, conta o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

“A corrida foi muito rápida. Apesar de ainda não ter recuperado totalmente da queda de domingo, já me senti melhor e dei o meu máximo. Tivemos de anular uma fuga que poderia colocar em causa a nossa posição no pódio e no final conquistámos a medalha de bronze. Foi espectacular, sobretudo se tivermos em conta que foi a segunda vez que competimos a este nível nesta disciplina”, afirma Ivo Oliveira.

“Sofremos muitos para conseguir este bronze. O resultado premeia o nosso trabalho ao longo dos anos, mas quero realçar o contributo de outras pessoas, a quem dedico a medalha: ao meu irmão, a toda a equipa técnica nacional, à minha família, ao Henrique Queirós do Clube de Ciclismo da Bairrada e a todos aqueles que nos têm apoiado e muito ajudam a que os resultados apareçam”, diz Rui Oliveira.

Além da medalha de bronze desta terça-feira, a presença de Portugal neste Campeonato do Mundo fica marcada pelo título mundial de perseguição, conquistado por Ivo Oliveira, e pela medalha de bronze conseguida pelo irmão gémeo, Rui Oliveira, em scratch.

Ivo e Rui Oliveira chegam a Portugal na próxima quinta-feira, prevendo-se que aterrem no Aeroporto da Portela às 12h45.

 

Por UVP-FPC